quarta-feira, 9 de julho de 2008

Reportagem PSC1!

Coleguinhas!

O prof. Luís Rebelo (para quem não sabe, o responsável pelos estágios em Centro de Saúde), apresentou a PSC1 ao Director do jornal "MÉDICO DE FAMÍLIA" - Miguel Mauriti, ele ficou muito interessado e propõe-se fazer uma reportagem sobre o estágio seguindo durante um dia 1 aluno isto repetido em 4 ou 5 locais diferentes de CS do País.

O jornal é quinzenal e tem divulgação nacional em especial pelos médicos de família.

Assim, precisamos de 4 voluntários para serem perseguidos pelo exmo. sr reporter durante um dia!

Seleccionar-se-ão, isto, obviamente de forma aleatória, dois alunos por quinzena sendo que serão todos de diferentes partes do país!

É necessário dar uma resposta ao prof. com muita muita urgência pelo que agradecemos "candidaturas" até às 15h de amanhã, quinta-feira!

VOLUNTARIEM-SE POR FAVOR =)

Cumprimentos,

Da Vossa CC! =)

53 comentários:

Anónimo disse...

VOLUNTARIEM-SE POR FAVOR ?

por favor, NÃO SE VOLUNTARIEM!
querem fazer a vontade a esse professor k nem os estágios soube organizar (sim, CC, já se esqueceram?)?
querem k ele agora ainda seja PREMIADO por isto tudo?
querem k pareça k a nossa FML tem funcionado às mil maravilhas?

por favor, tenham juízo desta vez.

Anónimo disse...

subscrevo o comentário anterior na sua totalidade.

Anónimo disse...

Realmente!!
Se querem protestar, aí está uma maneira: NÃO VOLUNTARIAR!!

OU então voluntariem-se e depois passam o dia inteiro a dizer mal deste ano e do que correu mal para o jornalista publicar..X)

Anónimo disse...

É preciso ter lata... o ano foi o que foi e agora pedem aos alunos para fazerem um favorzinho à faculdade... Como a nova reforma curricular coloca os alunos do primeiro ano em contacto com centros de saúde e doentes logo no primeiro ano, como é toda “modernaça” com um ensino inovador muito à “frentex” que coloca a ênfase no médico como ser humano, bendita reforma do Processo de Bolonha!!! Por mim, vá-se lá saber porquê(???), não me apetece contribuir para o “bom nome” da faculdade, nem para a sua reputação… dos órgãos de comunicação social quero apenas que as irregularidades que ocorreram ao longo deste ano venham a público e que os doutores apanhem um verdadeiro susto. Esta reportagem vai no sentido oposto… cada um pensa pela sua cabeça… mas eu não me vou candidatar.

“OU então voluntariem-se e depois passam o dia inteiro a dizer mal deste ano e do que correu mal para o jornalista publicar..X)”

Ora aí está uma boa ideia… mas seriam apenas umas linhas na reportagem uma vez que não é seu objectivo.

Anónimo disse...

Vamos desprezar esta notícia e usar o blog apenas para coisas utéis..LOL

Alguém sabe das notas de modulo II?

Anónimo disse...

só queria dizer k fui eu k escrevi às 18h46, mas agora reparo que por lapso não me identifiquei, embora o quisesse ter feito.
fica então o meu nome.
(por favor, não me ataquem na rua xD)

Anónimo disse...

Isto é tudo uma merda e querem ir dar fachada para o jornal?
DÁ-ME O NR QUE EU DIGO-LHE O QUE ESCREVER!

Anónimo disse...

Depois de tudo o que se tem passado ainda nos querem meter à frente duma câmara e de um reportér? Eles ESTÃO A PEDI-LAS !

Ou entao voluntarie-se um aluno do grande mestrado integrado em medicina e que o filmem enquanto ele acidentalmente estragula o pobre do paciente por nao saber colocar o manguito do aparelho de medição arterial e depois se desculpa com um 'pois, isto foi do ensino integrado , viva bolonhaa! estou um pco confuso..'

Isto sinceramente há coisas.. parece me gozo

Anónimo disse...

haahahahahhaahahahahha

Anónimo disse...

Claro que também - quem tiver lata para isso, claro - nos podemos voluntariar e aproveitar para dizer mal... Quem sabe se levando isto à imprensa consigamos alguma coisa xD

Anónimo disse...

It smells like... PAYBACK TIME!!!
MUHAHAHAHA!!!

Anónimo disse...

https://www.ordemdosmedicos.pt/?lop=stats_medicos&type=1&ano=2007

Vejam isto.Uma coisa que nao percebo:porque nao ha especialistas com idade <31 anos ? Ora se entrarmos para a faculdade com 18 anos , acabamos com -+24 anos , mais uns 4 anos de especialidade dá 28/29 ou até mesmo 30 anos.Mas o certo é que com menos de 31 nao ha quase ninguem especialista. Estranho...

Anónimo disse...

No estagio de Centro de Saúde, temos de fazer as 52 horas ou realmente basta-nos fazer 80% deste tempo?

Anónimo disse...

So venho aqui dizer que compreendo a revolta da maioria do pessoal mas acho que também tao a exagerar nalguns aspectos. Era previsivel que as coisas nao corressem da melhor maneira este ano devido à transição da reforma curricular. Por varios motivos... Primeiro porque se trata de uma transição. Segundo porque nem todos os professores da faculdade estavam a favor dela. Logo daqui se vê que muitos professores nao se empenharam com o devido esforço necessário para que as coisas acontecessem de uma forma organizada e coerente em termos de conteudos e prazos de entrega de trabalhos, tempo de estudo, etc. Mas epa... eu vejo que há smp uma tendencia para criticar tudo, independemente do sistema adoptado. Eu digo isto, porque já andava em medicina aki nesta faculdade no ano passado, e todos se queixavam que "nao se aprendia nada, que o método de ensino era uma merda, que nao resultava, etc etc" Basicamente, tenta-se mudar entao o antigo sistema "que não resultava" e o pessoal critica a mudança e diz "que este é ainda pior" e por ai fora.. Claro que eu respeito a opiniao de todos, mas eu como passei pelas duas reformas.. digo por experiencia propria o seguinte: independemente das reformas e dos sistemas de ensino adoptados.. o aluno vai ter sempre que aprender por si mesmo (isto é a realidade das coisas), o facto das coisas serem "integradas" eu achei estimulante ao contrario do ano passado em que só tinhamos cadeiras isoladas e caídas do nada, lg no 1º ano aprendemos gestos basicos de medicina, aprendemos coisas importantes de fisiologia.. etc.. e esta historia dos estágios é uma grande novidade que considero ser positiva porque pelo menos, eu até este momento, tenho aproveitado para aprender muitas coisas durante o meu estagio hospitalar..

Moral da Historia: eu nao sou o defensor absoluto de bolonha, apenas considero que existem aspectos positivos nesta reforma e devemos aproveitar esses aspectos positivos e tentar corrigir ao maximo os negativos (impondo a nossa vontade junto dos professores) que passam sobretudo nos conteudos leccionados e no tempo limitado que estes sao leccionados.. Ou seja, eu concordo com o objectivo geral da nova reforma simplesmente acho que os professores nao teem conseguido fazer a reforma da forma mais coerente.. mas julgo que se nós participarmos todos, conjuntamente com a comissao de curso, podemos melhorar o ensino da nossa faculdade e termos entao um "bolonha" mais coerente.

Cumprimentos para todos! Aproveitem os estagios da mlr maneira e as ferias também para dps voltarmos em força no 2º ano ;)

Anónimo disse...

Basta 80 % das 52 horas.Entao temos as notas do exame do modulo I , mas onde esta a nota final , a contar com a pratica de genetica ????

Anónimo disse...

a desculpa do 'isto correu mal este ano porque era a transição' já NÃO PEGA,
pk já vimos o plano de estudos do Próximo 1º ano, e se não for igual, é pior!
não podemos continuar a pactuar com isto, pk apesar de a 'integração' funcionar nos sítios decentes em k foi implantada (Harvard, etc), aparentemente a FML já não é um sítio decente...

Anónimo disse...

pelo que me disseram as notas de mod.2 e mod.3 tem de sair ate sexta feira

Anónimo disse...

LOL tou pra ver...

Anónimo disse...

Passei pelo vosso blog para tentar perceber como tem sido a implementação da reforma curricular. Aqui vão algumas opiniões:
1. A reforma curricular era urgente, com ou sem Bolonha. Bolonha foi um bom pretexto para repensar o ensino da faculdade.
2. A organização em cadeiras independentes, mal articuladas e com pesos desproporcionados em relação à sua real importância, que era o que existia na FML, era completamente absurda.
3. À partida, e pensando apenas no nível conceptual da reforma curricular, foram introduzidas alterações que fazem todo o sentido.
4. O problema é que qualquer coisa nova que se faça é condicionada pela desorganização/prepotência/desconhecimento da realidade/insensibilidade, que é comum a muitos departamentos desta faculdade. Infelizmente, isto já era assim antes da reforma, e continuará a existir. Numa situação de mudança todas as insuficiências se tornam mais evidentes. Em suma, acho que muitos problemas surgem não porque a reforma seja má, mas porque quem a está a implementar está a falhar.
5. Não acho normal o número de reprovações que parece estar a haver no 1º ano. Alunos com média de 17 chumbam por culpa da faculdade, porque a faculdade não soube criar condições para uma transição decente para o ensino universitário.
6. Acredito que tudo melhoraria com "pequenas" alterações na carga horária e nas épocas de avaliação:
A. Diminuição da carga horária presencial semestral.
B. Mais avaliações intercalares, que dispensassem a realização de exame final.
C. Mais duas semanas para a época de exames.
O que está acontecer era perfeitamente previsível e evitável, se os alunos de outros anos e do 1º ano tivessem tido uma participação efectiva neste processo.
Resta-me desejar que vocês lutem para tentar que as coisas se alterem, para bem de vocês e dos que vão entrar no ano que vem! Não esperem que tudo corra pelo melhor.

Tiago

Anónimo disse...

São comentários construtivos como este que é preciso, e não comentários a aparvalhar à fartazana. Se tão mal, é pah..candidate-s pa outra facul, pk ainda vão a tempo, ou mudem de curso. Sim já sabemos k o ser humano é akela coisa k n s tem d submeter a td..que ninguem faz nada certo (e s faz voces arranjam um defeito)..que a CC nunca faz nada..blá,blá..
Aproveitem as ferias pa pensarem se faz realmente sentido o que disseram durante todo este tempo, se têm realmente justificação para o k dizem, ou se não será apenas capricho de meninos habituados à vida do colégio finório e saidas à noite.
Mostrem que a puberdade fez efeito em voces e que têm mais maturidade que um miudo de 10 anos!

p.s. respostas parvas a este comment são escusadas

Anónimo disse...

ahahahahahaahahahahahahahhahaha

Anónimo disse...

"p.s. respostas parvas a este comment são escusadas"

Concordo, talvez a abordagem correcta seja ignorar o teu comentário a aparvalhar à fartazana...

Anónimo disse...

Elogias o comment do Tiago como construtivo... quando o teu é puro insulto. Mais curioso ainda, vens falar de maturidade...

Anónimo disse...

E quem és tu Tiago? És nosso colega? Estudas ou estudaste na Faculdade de Medicina?

Anónimo disse...

Ana, olha, vai estudar!

Anónimo disse...

... férias !!! ... bem as quero ... mas não para pensar nessas parvoices ...

Anónimo disse...

Então amanhã saem as notas ..? Há gente que tem coisas para planear ...

Anónimo disse...

finalmente as notas de módulo II!!

Boas Férias ;)

Anónimo disse...

Podiam postar o link como fizeram para Modulo I.II porque não consigo entrar no fórum, please?

Anónimo disse...

https://webmail.fm.ul.pt/forum/he.nsf/8178b1c14b1e9b6b8525624f0062fe9f/6b0cf3f1700fbe8080257482005714f1/Body/M2/PAUTA%20II.II%20%20NOTAS%20TEÓRICAS.XLS?OpenElement

Anónimo disse...

E agora só falta a do módulo III, que para além de ser a última a sair deverá sair da maneira menos cómoda para a maioria das pessoas ...

Anónimo disse...

E agora só falta a do módulo III, que para além de ser a última a sair deverá sair da maneira menos cómoda para a maioria das pessoas ...

Anónimo disse...

Não era suposto quem teve equivalência a histologia ter "Eqiv H" no nome? É que eu tive equivalência à prática e não aparece la nada escrito, mas noutras pessoas aparece..:S

Espero que tenham em conta a minha nota da equivalência...

Sabem-me explicar a razão?
David Fiel Nº6321

Anónimo disse...

"ou se não será apenas capricho de meninos habituados à vida do colégio finório e saidas à noite."

Acho que mais do que as posições que as pessoas assumem, é a forma como as transmitem ou as colocam que me leva seriamente a pensar que o autor ou autora dos comments só pode ser parvo(a)...

Anónimo disse...

Como se identificou como Ana ( e acreditando que é verdade) é "autora"

Anónimo disse...

Quem esta frustado com as notas?
*raises hand*

Anónimo disse...

ONDE É QUE JA SE VIU NUMA FACULDADE CHUMBAREM 20 % (fora os que nao foram ou nao foram admitidos) DAS PESSOAS NUM EXAME????

Anónimo disse...

Ola pessoal!
Estou tb no primeiro ano do curso mas já tive a experiência de aulas noutra faculdade com curso de medicina em que tinha aulas em simultaneo com os alunos que lá entraram.

Devo dizer que é verdade que esta faculdade me tem desiludido!

Existe por hábito, o facto de sermos críticos em relação a diversas coisas. E isso é bom sem críticas nada muda, nada evolui... É realmente importante que passemos a tomar mais posições claras e definidas mas para isso é preciso que funcionemos em uníssono... criticar mas meter o saco na viola e deixar para outros resolver não é o correcto! A comissão é a nossa representante mas sem haver diálogo entre nós em Rga para serem propostas maneiras de tentar chegar aos responsáveis pelas disciplinas os esforços deles são inúteis.
É preciso entender que ninguém, nenhum professor pode tomar qq acção contra qq aluno se nos mexermos em bloco e portanto não há que ter medo (nem os da comissão que dão a cara pq devem fazê-lo explicando que é a opinião da maioria do curso!!!)
Outro aspecto importante é que temos de apresentar argumentos claros e válidos que possam servir os nossos interesse de modo a sermos ouvidos...
Se fizermos deste modo seremos!!!
Porque o curso vai-se fazendo mas se explicarmos aos docentes que não estamos a sentir que estamos a ser bem preparados (por n motivos) e que é do interesse deles, enquanto instituição de ensino, serem vistos como bons e os seus formandos como uma mais valia de um modo firme mas educado eles ouvem-nos!!!!
Como disse fazer o curso toda a gente é capaz de o fazer mas creio que todos queremos saber o que andamos a fazer e é nisso que sinto um desapontamento por ter colocado esta faculdade como primeira opção.
temos excelentes médicos que nos leccionam aulas vazias de qq conteúdo...logo uma perda nítida de tempo... não temos orientação de estudo ao mesmo tempo que nos alargam por semestre o conteúdo a estudar...outro motivo que nos levam a perder tempo... temos um excesso de trabalhos para realizar por falta de comunicação entre professores, trabalhos esse que, mais uma vez, nos roubam tempo para reforçar as nossa bases médicas ( além da falta de sentido que muitos têm )...entre mt coisas.

Como disse conheci outra faculdade onde os horários eram mais bem organizados os alunos estudavam muito...muito mesmo mas tinham tempo para o fazer,... mas mesmo assim acreditem que haviam as mesma áreas que num terço do tempo passavam a mensagem importante, na qual gastavam como aqui um semestre ou ano inteiro.
Acontece mesmo em todo o lado porque tb aqui existem intesresses montados que nos ultrapassam.....
Mas é nosso dever zelar pela nossa formação pois quando estes 6 anos passarem(e reparem um já se vai)não vamos poder voltar a trás e dizer que se soubesse o que sei hoje... ou posso repetir ...mas não chegar a uma urgência e não saber o essencial para avançar com segurança.
Acredito que temos tudo nesta faculdade para saírmos um bom ano de curso mas temos que ajudar os "velhos do restelo" a perceber que apesar das mudanças o que era essencial não mudou!!!
Desculpem qq coisa.
Um desabafo

Anónimo disse...

E já agora fazer críticas a uma cadeira mas depois na avaliação dizer que é tudo muito bom é só dar-lhes razão para continuar sem mudar nada e quem paga a factura somos nós.

Anónimo disse...

Pessoal que tem dificuldade em entrar nos fóruns: em casa, tentem aceder via ligação VPN. Tambem estava com dificuldades, mas qdo ligo o VPN (para aceder à intranet local) já consigo entrar no fórum de histologia.

Anónimo disse...

"ONDE É QUE JA SE VIU NUMA FACULDADE CHUMBAREM 20 % (fora os que nao foram ou nao foram admitidos) DAS PESSOAS NUM EXAME????"

Se contei correctamente, cerca de 95 alunos, quase cem portanto, tem módulo II.II por fazer, ou porque xumbaram no exame ou porque xumbaram numa prática. Isto referindo-me a alunos que entraram com as médias que se sabem para o curso e, com certeza terão trabalhado para isso. Mesmo o aluno mais conformista, ou à vontade com a incompetência e hipocrisia reinantes, terá dificuldade em atribuir o insucesso a apenas a factores intrínsecos aos alunos ("se não será apenas capricho de meninos habituados à vida do colégio finório e saidas à noite." <-- gente burra)

"Se tão mal, é pah..candidate-s pa outra facul, pk ainda vão a tempo, ou mudem de curso."

De facto, as coisas são assim tão simples... um ano perdido, o dinheiro que se gasta, a frustação... Pelo menos para mim, não é alternativa viável.

Subscrevo o proposto no comment de "10 de Julho de 2008 21:55", assim como outros ao longo do ano.

Anónimo disse...

para o pessoal que gosta de fazer grandes posts, por favor, parem com posts enormes... NAO DA VONTADE PA LER...
ponham as ideias por pontos e mt resumidas.

Anónimo disse...

"6. Acredito que tudo melhoraria com "pequenas" alterações na carga horária e nas épocas de avaliação:
A. Diminuição da carga horária presencial semestral.
B. Mais avaliações intercalares, que dispensassem a realização de exame final.
C. Mais duas semanas para a época de exames."

Não podia estar mais de acordo

Anónimo disse...

anonnimo das 23e19 concordo ctg,

ricardo deixate dessas cenas que ninguem consegue ler o que excreveste ate ao por mais interessante que seja

Anónimo disse...

ana das 16.14 es um lol

Anónimo disse...

Mas qual é o problema dos comentários serem extensos? Se não querem ler não leiam. É muito simples. Como é possível vocês quererem não ter exame final? Tenham juízo, o exame é essencial. É urgente é acabar com certas coisas estúpidas. Passar a um exame de módulo sem nada saber de um dos seus componentes. Eu sei que agrada a muitos, mas não é nada bom. Reparem, aconteceu-me a mim, eu podia estar satisfeito. Eu não estudei porque não quis, mas sim porque não deu, não deu mesmo. Tinha diário para fazer, apresentações de preventiva, em grupo, para agravar, etc. O que eu queria era ter tido tempo para estudar, algo que será possível
quando acabarem com disciplinas inventadas. Eu acho incrivelmente estupido aquilo que aconteceu no primeiro semestre. Um dia por semana, a quarta feira, de manhã ao fim da tarde para uma treta tão grande como aquela que nos deram. Se não tinham mais nada para lá pôr, que deixassem os alunos estudar o que interessa. Agora, merdas lamurientas? Não.

Anónimo disse...

Mas qual é o problema dos comentários serem extensos? Se não querem ler não leiam. É muito simples. Como é possível vocês quererem não ter exame final? Tenham juízo, o exame é essencial. É urgente é acabar com certas coisas estúpidas. Passar a um exame de módulo sem nada saber de um dos seus componentes. Eu sei que agrada a muitos, mas não é nada bom. Reparem, aconteceu-me a mim, eu podia estar satisfeito. Eu não estudei porque não quis, mas sim porque não deu, não deu mesmo. Tinha diário para fazer, apresentações de preventiva, em grupo, para agravar, etc. O que eu queria era ter tido tempo para estudar, algo que será possível
quando acabarem com disciplinas inventadas. Eu acho incrivelmente estupido aquilo que aconteceu no primeiro semestre. Um dia por semana, a quarta feira, de manhã ao fim da tarde para uma treta tão grande como aquela que nos deram. Se não tinham mais nada para lá pôr, que deixassem os alunos estudar o que interessa. Agora, merdas lamurientas? Não.

Anónimo disse...

Até porque a avaliação contínua aqui é do tipo faz de conta. Acaba por ser injusta para todos porque os professores nunca avaliam de forma igual. Todos temos perspectivas diferentes e acaba por ser fortemente desigual.

Anónimo disse...

Este blog pode ser usado como diálogo entre nós.
Trocamos ideias e percebemos as várias formas de pensar.
Os posts longos até têm sido mais uteis dos que alguns curtos que só são espalha brasas.
Não entendo alguns comentários descabidos sobre esses colegas!!! se discordamos dizemos por que mas não ofendemos, certo?

Anónimo disse...

"ONDE É QUE JA SE VIU NUMA FACULDADE CHUMBAREM 20 % (fora os que nao foram ou nao foram admitidos) DAS PESSOAS NUM EXAME????"

No Técnico é normal chumabarem 80 a 90% dos alunos a certas cadeiras. =o

Anónimo disse...

LOL normal não é pode é ser comum... XD

Anónimo disse...

bem, espero k ninguém se tenha voluntariado para esta palhaçada do jornal... veremos

Anónimo disse...

Pois pois CC... Mais nada?! Ja agora, esse professor tambem nao quer marcar uma entrevista com a RTP, SIC ou TVI?! Realmente esta faculdade merecia porque tem tudo funcionado na perefiçao desde o início do ano! Juizinho ok?! :@