quarta-feira, 16 de julho de 2008

Correcção ao despacho 4/2008 Setembro

Boas!

Como consta do despacho 4/2008, quem não tenha ido a qualquer uma das fases durante a época de exames não poderia fazer exame em Setembro. Acresce que quem apenas tenha ido à 2ª fase não poderia ir fazer melhoria de nota em Setembro.
Ora, este vai ser rectificado, sendo que será possível a quem não tenha ido a nenhuma das fases realizar o exame do respectivo Módulo em Setembro. Será também possível a quem apenas tenha ido à 2ª fase, melhorar a sua nota em Setembro, sendo que será aberto um novo período de inscrições para estes casos.

Cumps,
A CC

35 comentários:

Anónimo disse...

Anónimo disse...
epa... estamos no século XXI, não é preciso ir a cavalo durante um mês para entregar as coisas.
há correios!

17 de Julho de 2008 10:22


Anónimo disse...
e tu por acaso sabes que é necessário as coisas irem por correio interno, passando pela administração e levando com todas as burocracias? bem que pode levar 1 mes a chegar lá, acrecentando o risco de se extraviarem pelo caminho! para não falar que é menos cómodo para os tutores.
era muito mais simples se se pudesse entregar lá em mão.



concordo que era mais simples

Anónimo disse...

entao e as turmas?

Anónimo disse...

e as opcionais? dps nao nos façam ter problemas nas ferias. pq supostamente é pr escolher agr em julho as opcionais d 2º ano.
nao se pode deixar isto pa set!

Anónimo disse...

E RGAno não??

Anónimo disse...

sim realmente ja nos diziam kk coisa sobre as opcionais e quais e que sao...

Anónimo disse...

mas que diferença é que isso te faz agr?
vais começar a estudar pa elas como ja tas a estudar pa neuro?

foge relaxa

Anónimo disse...

Estudar já pra neuro?
Este pessoal é neurótico!!!:P

Cumprimentos

Anónimo disse...

Vai ser tudo planeado para calhar nas ferias ...

Anónimo disse...

CC...

...quando souberem a nova data de inscrição para melhorias para os alunos de 2ªfase avisem sff.
Se possível com a máxima antecedência que conseguirem.
Obrigada.

Anónimo disse...

No despacho 31/2008 para além do plano de estudos do 2º ano vêm as disciplinas optativas do 2º ano:
- Antropologia Médica
- História da Medicina
- Informática
- Língua Inglesa

O link directo para o despacho está algures num post antigo. Se percebi correctamente nas últimas duas semanas de Setembro, despachámos as optativas, uma semana para cada uma. A escolha das optativas terá que ser antes disso, exactamente quando não sei e através de que meio também não(net, comparência na FMl...).

E eu tendo coisas mais importantes que fazer do que me preocupar com estes assuntos de momento preferia ter alguma informação agora do que os alunos da FML terem que se submeterem constantemente a desorganização da FMl. Não sei como é noutros serviços do estágio de emfermagem... mas no meu não se faz absolutamente nada... as enfermeiras que acompanho souberam que íamos fazer o estágio no próprio dia ("Mas então o que podes fazer?","Observação Participativa?", "Quantas horas são por dia?", "Quantos dias é que vai durar?", "Mas daqui a 15 dias recebemos outros colegas vossos?"...). Atirarem os alunos de pára-quedas para os serviços à espera que algo aconteça é ridículo, não atribuindo nenhuma culpa às enfermeiras que são em geral bastante solidárias com a situação.

Anónimo disse...

Algumas dessas optativas do 2º ano soa-me familiar ... hummmmmm

Anónimo disse...

É o que vem no despacho... as optativas do 3º ano também são interessantes:
- Filosofia do Conhecimento
- Medicina Baseada no Evidência
- Luto em Medicina
- Língua Francesa

Sempre achei o link do despacho;

http://www.fm.ul.pt/FMLPortal/UserF
iles/File/Despachos/Despacho%2031_
2008.pdf

Anónimo disse...

00:38, o teu comentário revela bem como as coisas estão na faculdade. Isto é uma vergonha. É impossível que as coisas continuem assim. Eu sugeria que fosse criado um email para que os alunos pudessem enviar todos os casos de desorganização, desinteresse, etc bom que se depararam ao longo do ano. Mesmo as coisas mais pequenas que mostram como as coisas funcionam mal na faculdade. Depois juntávamos tudo e fazíamos chegar a informação a um médico responsável pela faculdade. É que parece-me que as críticas, as dicas e sugestões não têm chegado ao topo de forma alguma. Parece-vos boa ideia? O que acham disto?

Anónimo disse...

desde o início do 2º semestre que previa que os estágios, se se chegassem a concretizar, seriam uma coisa tão "em cima do joelho" que mais valia não existirem. parece que não me enganei...

Anónimo disse...

eu tou a adorar o meu estagio de enfermagem.Chego lá cumprimento as enfermeiras desse turno, cumprimento a enfermeira responsavel pela minha pessoa...e basicamente vou atrás dela. Vou atrás dela,cama em cama, doente a doente, e vou mesmo atrás dela. Sempre quis ter um estágio em que andasse atrás de uma enfermeira a ver como isto funciona. é mesmo assim que queria que terminasse o meu ano...que por sinal passou sem qualquer tipo de problemas e dificuldades. Acho que não houve nenhum tipo de desorganização neste estágio.Sim, até porque eu tou a ajudar a enfermeira e ela está a ajudar-me imenso, mas então que pode ela fazer? Pobre...também é novidade para ela...eu sei..mas afinal "ISTO" não é novidade para quem?
Espero com anseio o meu próximo estagio médico..ahh mas calmaa este já tem uma avaliação...pois o outro tambem tinha...mas avalia-me o quê propriamente? se segui bem a enfermeira? se fiz boa sombra? acho que, sem duvida, este estagio é importante (fora de ironia) ...mas deveria ter sido mais activo da nossa parte. Deveriamos ter tarefas especificas...diria eu...
Analisando bem o ano...sim...tou cansado de muitas coisas!

Anónimo disse...

NEsta altura do campeonato para se ser um " bom estagiario " é preciso demostrar interesse , ou seja acompanhar o enfermeiro nas actividades e fazer perguntas.Mais que isso ja nao depende de nos , é conforme o enfermeiro ou o medico tutor , a quem cabe a possibilidade de te atribuir uma funçao e arranjar algo para fazermos .Foi esse o espirito no meu estagio do CS, onde basicamente olhava e fazia perguntas que iam surgindo.Tive a sorte de ter um tutor espectacular , que arranjava me sempre coisas para fazer , como medir a tensao , ascultar , organizar as fichas dos doentes , preencher fichas e algumas tarefas administrativas.Mostrou me o CS e conheci as pessoas que la trabalham , tive a oportunidade de saber como funciona todo o centro , o sistema informatico , as consultas , digamos que foi uma experincia bastante positiva.

Anónimo disse...

O meu estágio no centro de saúde tambem foi assim, até podia fazer procedimentos que ainda não demos, histórias clinicas, genogramas, trabalhar no tal programa informático que estes usam, tudo com os ensinamentos e apoios do tutor. Portanto acho que não foi mau, foi bom até, apesar de muito moroso. Mas claro está, a possibilidade dos estágios correrem bem, tem mais a haver com a qualidade do tutor , do que com a organização do instituto ...

Anónimo disse...

POrtanto , apesar de cairmos la de para quedas , o sucesso depende de cada um de nos e do tutor , e nao da forma como a faculdade organizou o estagio.

Anónimo disse...

No estágio de enfermagem, para além do tutor também conta bastante, senão mais, o serviço que te calha... Por maior interesse ou esforço por ambas as partes (aluno e enfermeiros) existem certos serviços muito específicos onde, devido a características inerentes ao mesmo, o trabalho realizado pelos enfermeiros é semelhante ao longo da semana e não permite uma grande colaboração por parte dos alunos. As perguntas esgotam-se, a novidade esgota-se, os doentes variam mas as histórias ou são semelhantes ou à que respeitar a sua privacidade e espaço próprio, os enfermeiros não sabem o que podemos fazer e deixam-nos fazer qq coisa ali e acolá, etc etc...
Conheço casos de alunos cujos serviços são única e exclusivamente de observação ao estilo "déjà vu"... Seria relativamente suportável se não fossem 10 longos dias.

Espero sinceramente que o estágio no centro de saúde seja melhor e acho que será se se assemelhar aos descritos pelos colegas dos posts acima. No entanto, acho que uma maior organização e um estabelecimento de normas e técnicas de enfermagem comuns aos vários serviços poderia contribuir para uma maior homogeneidade de experiências... Em vez de termos o que sucede actualmente; alunos que têm estágios de enfermagem péssimos porque calham em serviços com as características mencionadas ou porque têm enfermeiros-tutores pouco colaborativos, e alunos que adoraram estas últimas duas semanas pelo serviço, pelos enfermeiros, pela variedade de pacientes e casos clínicos, etc.

A falta de organização não deve ser menosprezada bem como uma maior clarificação de objectivos e homogeneidade de experiências. E é inaceitável alunos serem recebidos em serviços que não estão minimamente preparados para os receber nem cientes do que é permitido estes realizarem em termos práticos!

Anónimo disse...

No fim da primeira semana, as minhas enfermeiras ainda discutiam o que podia ou não fazer! A falta de organização condiciona a qualidade do estágio em enfermagem!!! Quem o realizar agora terá com certeza uma vida mais facilitada à custa das cobaias.

Anónimo disse...

Por Favor, quem esta a dar opinioes sobre os estagios de enfermegem refiram em que serviço e que estiveram pk assim quem vai fazer para a semana ja sabe com o que é que vai contar....

Joana Pires, nº 6393

Anónimo disse...

Alguém estagiou em Pediatria? Diga como foi! Obrigado!

Anónimo disse...

Tive foi saude maternoa no CS , e gostei mto dos bebes lol bue engraçados

Anónimo disse...

Mas digam-me lá, é suposto eu ter interesse por uma merda que não quero fazer no futuro?
EU DEMONSTRO INTERESSE QUANDO ESTOU A FAZER O QUE ESCOLHI, O QUE GOSTO, NÃO
ANDO A FAZER DE CONTA
SEUS RINOCERONTES COM PATAS DE GALINHA, RABO DE PORCO E ASAS DE PINGUIM!

Anónimo disse...

eu adorei o estagio no CS. fiz imensa coisa, aprendi ainda mais. tenho pena q ja tenha acabado. e felicito a FML pela iniciativa de haver estagios logo no 1º ano. ao contrario de algumas faculdades q so tem no 3.

Anónimo disse...

Pois é , mas a vida é feita destas coisas , vais ter que fazer muita "merda que nao vais querer fazer no futuro " , senao começavas já neste primeiro ano do curto a tirar a especialidade que queres , e era mais simples .Para que o resto se nao tem interesse nenhum ???

Anónimo disse...

só vejo aqui pessoal a dizer bem do estágio no CS, mas tenho a dizer k o meu foi uma seca.
não aprendi nada de jeito,
"fazer" fiz o trabalho de reflexão, nada mais,
e são mesmo 10 loooongos dias inteiros...
acreditem k não foi por falta de motivação minha

Anónimo disse...

o anónimo (22h36) que teve a infeliz ideia de FELICITAR A FML deve ter problemas...

1: a FML só nos pôs a estagiar este ano para fazer a vontade a professores como o Dr. L. Rebelo (não me digas que te voluntariaste para a reportagem, anónimo!)

2: o teu estágio pode ter sido uma grande animação e etc etc, se calhar até ficaste no centro de saúde da tua terra, onde conheces toda a gente, e todos te deixaram fazer tudo,
MAS compreende que nem todos tivemos essa oportunidade, e que a maioria dos estágios não foi assim tão "produtiva" como isso

3: mandaram-nos com um envelope cheio de papelada inútil para o CS, mas não foram capazes de enviar um PLANO DAS NOSSAS ACTIVIDADES para o próprio tutor se orientar;
como, por azar, dizia lá na papelada que o estágio era de "observação", foi isso que me puseram a fazer...

4: para o estágio de enfermagem, nem envelope temos (também não fazia falta outro igual...), por isso as desigualdades serão ainda mais evidentes.

5: se FELICITAS A FML por nos "lançar" para estágios organizados A MENOS DE UMA SEMANA da sua efectivação,
sem linhas de orientação ou objectivos a cumprir,
sem homogeneidade, logo criando diferenças INJUSTAS na qualidade dos estágios entre alunos, permitindo que uns evoluam e outros não,

então não és bom da cabeça.

Anónimo disse...

CC, como é que fica afinal a questão das matrículas, das turmas aleatórias e sobretudo das optativas??
Espero que não deem a informação em agosto ou principios de setembro quando toda a gente estiver de ferias, sem disponibilidade para ir a faculdade e ao blog!!

Anónimo disse...

Estiveste bem 10:35

23:06, eu aceito que avaliem o meu interesse pelo curso que escolhi. O que não pode passar pela cabeça de ninguém é avaliar o meu interesse por algo que está fora do círculo da medicina. É ridículo!

Anónimo disse...

10.35

todos os teus pontos referidos estao correctos, e nao,nao me voluntariei pr a entrevista. sim, tou em casa, mas nao conhecia ninguem la no CS.
mas é preciso tb felicitar os pontos positivos. devia estar melhor organizado e tudo mais...é verdade.
mas tb temos q valorizar entrar em contacto com doentes no 1º ano. e nao no 3º. assim nao passamos 3anos so a ter teorica.

Anónimo disse...

para ver doentes e não saber diagnosticar, nem tratar nem o que quer que seja,
acho que mais vale "não ver"

Anónimo disse...

Que desilusão que é ler aqui certas coisas. Para mim está a ser espectacular poder contactar com doentes e profissionais de saúde, sejam eles médicos, enfermeiros, auxiliares, dientistas... WHATEVER! Não é pelos conhecimentos técnicos, mas pelo próprio contacto em si, a abordagem aos doentes, o saber como funciona o sistema...
A arrogância de certos comentários só mostra a presunção e falta de carácter dos respectivos autores. Por serem estudantes de medicina, acham-se os maiores do mundo. Reduzam-se à vossa insignificância!

Anónimo disse...

“Por serem estudantes de medicina, acham-se os maiores do mundo.”

Não senti isso num único post… A revolta ou críticas sobre os estágios parece-me relacionar-se com a frustração de expectativas ou com algum desinteresse puro por este tipo de experiências (que não escondem em si necessariamente um qualquer sentimento de superioridade). Acho, isso sim, que Medicina parece ser o local ideal para portentores de uma certa superioridade moral irritante a exercerem sobre os outros, tendo ideias rígidas sobre como um futuro médico se deve comportar, pensar, etc, ignorando diversidade de personalidades e diferentes objectivos ao entrar para o curso. Excesso de humildade é arrogância…

Anónimo disse...

JÚPITER