quarta-feira, 25 de junho de 2008

Mais esclarecimentos

Caros colegas,

Depois da polémica gerada em torno de um dossier que teria sido entregue à CC por um aluno, vem a CC justificar o porquê da sua não divulgação.
Este dossier consiste nos documentos de trabalho da reunião de 30 de Abril da Comissão de Acompanhamento e Implementação do Processo de Bolonha (CA) na Faculdade de Medicina de Lisboa.

São estes documentos actas de reuniões entre os professores das componentes de cada módulo a ser leccionado no 2º ano do Curso de Mestrado Integrado em Medicina.
Estes documentos foram entregues à Comissão de Curso, pelo colega António Caetano, que nos aconselhou a sua divulgação imediata ao ano, tendo este sido informado que antes de fazer alguma coisa, a CC consultaria discentes do Conselho Pedagógico acerca da viabilidade desta acção, em meados do mês de Maio.

Inquirimos um membro do Conselho Pedagógico da nossa faculdade acerca da efectividade daqueles documentos e da legitimidade que a Comissão de Curso teria em divulgá-los.
Foi-nos aconselhada a não divulgação ao ano, e sim a divulgação intra CC de modo a que, como representantes do ano, os pudéssemos analisar e antever alguns problemas que pudessem dali advir, e intervir no sentido da sua correcção.

Foi assim entregue a cada elemento da CC uma cópia do referido dossier.

Na semana de 9 a 13 de Junho é tornado público que a Comissão tem em seu poder um dossier com informações relativas ao 2º ano do MIM (o supra-referido).
E desde então têm surgido inúmeros comentários neste blog exigindo-nos a divulgação desse mesmo dossier.

Tendo em conta que à data da sua recepção considerámos o conselho do Elemento do Conselho Pedagógico como sendo a conduta a seguir, procurámos nestes dias averiguar novamente a legitimidade que teríamos para a sua divulgação.

Após discussão interna consultámos o Núcleo de Gestão Curricular com o intuito de saber quem é que pode ter acesso às actas das referidas reuniões. Tendo este ficado apreensivo com a sua divulgação, fomos remetidos para o Vice-Presidente da CA (na ausência física do Presidente).

Hoje mesmo expusémos-lhe a situação.

Ao ser confrontado com as actas que tinhamos em nossa posse informou-nos que não lhes podíamos ter acesso, visto que dizem respeito a reuniões entre professores, nas quais não têm assento alunos, e que portanto não poderiam ser divulgadas.

Além disso telefonou imediatamente ao Núcleo de Gestão Curricular repreendendo o secretariado destas reuniões por ter divulgado estes documentos aos alunos e relembrou-nos de que se tratavam apenas de documentos de trabalho tendo-nos pedido para que os devolvessemos, pedido esse a que acedemos.

Cientes da importância que estes documentos possam vir a ter de futuro, decidiu a CC manter as cópias em sua posse, facto que comunicou ao Prof. Doutor Alexandre Ribeiro (o vice-presidente da CA).

Pedimos para que compreedam a extensão da descrição, mas relatamo-la para que compreendam a irregularidade do sugerido neste mesmo blog.

Como disse o professor, a não divulgação não se prende com o facto de se tratar de informação secreta, porque não o é, mas sim por se tratar da divulgação de documentos que nos são alheios. Esta implicaria o contacto e a obtenção da autorização de cada um dos professores participantes em cada reunião.

A Comissão de Curso não vai fazer esta divulgação clandestinamente na medida que acreditamos que advirão muito mais frutos de uma relação de cooperação para com a faculdade e os professores, e que não é desrespeitando-os que alcançaremos os nossos objectivos.

Além disso aqueles documentos encontravam-se muito desactualizados, e inclusivé, já houve outra reunião da CA depois daquela a que o dito dossier diz respeito.

Temos informações que pelo menos uma cadeira que integrava o plano de estudos “retornou” ao 3º ano, entre outras alterações, sendo que obtivemos também hoje a informação de que mesmo muito em breve receberíamos o plano de estudos definitivo, plano esse que, sim, será imediatamente divulgado.
____

No que diz respeito à presença de elementos da Comissão de Curso nas reuniões da CA, esta não aconteceu pois, além de não sermos informados das datas em que decorrem as referidas reuniões, nunca nos foi comunicado se era ou não possível comparecermos às mesmas ou o que teríamos de fazer para que pudessemos estar presentes.

A informação de que dispomos é de que se trata apenas de um órgão consultivo sendo que também nunca foi comunicado à Comissão de Curso o teor dos assuntos que lá eram debatidos, nunca nos foi dada palavra nos mesmos nem tão pouco nos foram comunicadas as decisões tomadas.

Houve apenas, no início do ano lectivo, uma reunião das várias comissões de curso do MIM com alunos membros da CA, na qual foi apenas pedido para que as comissões de curso elaborassem um relatório dos problemas que surgiram até à data com o intuito de ser discutido em reunião do Conselho Pedagógico, com o argumento de que a convocação da CA era um processo moroso e que daí não adviriam consequências . Esse relatório foi entregue e não recebemos feedback de qualquer uma destas entidades.
____

No dia antes da reunião de Conselho Pedagógico (CP) em que o colega António Caetano esteve presente, a Comissão de Curso informou-se junto do elemento do CP que à data se mostrou mais disponível, o colega Rui Domingos, acerca da possibilidade de lá estar representada. O que nos foi dito foi que existe um acordo entre os elementos do CP em como ninguém estaria presente sem prévia consulta aos demais membros, o que, com tão pouca antecedência não seria possível, regra que compreendemos e respeitámos.

Não duvidamos que o colega tenha sido convidado para estar presente na mesma mas a verdade é que os demais elementos do CP só tiveram conhecimento da sua presença nessa mesma reunião.

Relembramos que a Comissão de Curso, podendo ser representada por qualquer um dos seus elementos, é uma equipa, onde as decisões são tomadas em conjunto e que, embora trabalhando em cooperação com a Associação de Estudantes, não pretende ser conotada com qualquer candidatura ou acto do processo eleitoral agora em curso, visto que é um orgão independente e imparcial.

Vimos portanto desta forma responder a vários comentários que têm surgido e justificar as nossas acções perante os alunos que representamos.


Cumprimentos,
Da vossa CC.

18 comentários:

Anónimo disse...

Eu acredito e confio em vocês.
Continuem o vosso trabalho.

Anónimo disse...

LOL

Anónimo disse...

CC,
não precisam de divulgar O DOSSIER INTEIRO...

bastava que tivessem feito uma síntese do nosso plano de estudos futuro, para termos uma ideia do que se vai passar!...

ou então mostrem-se disponíveis para nos darem essa informação PESSOALMENTE na Faculdade, e tenho a certeza k muita gente irá ter convosco

é k agora atingimos a situação menos desejável:
os membros da CC (uma ínfima % dos alunos) têm conhecimento dessa informação, mas todos os outros alunos supostamente representados nem sequer sabem do que / porque é que estão a ser defendidos!

não queiram criar mais inimizades...

Anónimo disse...

Acho que anda tudo a fazer comentarios aqui à parva e deviam era estar preocupados em trabalhar mais e aprender melhor porque aquilo que vai fazer o vosso futuro é a vossa qualidade como médicos ( que esta dependente daquilo que voces aprendem e da forma como o aprendem ) e não destas merdinhas de notas que não contam praticamente para nada sem ser para a moral e para o ego de cada um... é bom que nos comecemos a habituar à ideia de que a entrada para a especialidade depende praticamente do exame final... não percebo o porquê de tanto alarido ainda agora começou o curso e já deu para perceber que ninguém ta com vontade de chumbar alunos...acho que o melhor mesmo é relaxar-mos, estudarmos e fazermos o melhor que sabemos e que podemos.
deixem-se de merdas que ha pessoas noutros siti

Anónimo disse...

ha pessoas noutros sitios como problemas bem piores que os nossos

Anónimo disse...

claro, como há pessoas com problemas piores k os nossos, o melhor mesmo é esquecer os nossos problemas... Não.
não é assim k devemos funcionar, nem enquanto pessoas, muito menos enquanto médicos.

Anónimo disse...

fixe, obrigado pelos esclarecimentos.

Anónimo disse...

Bom dia,
gostava de pedir a comissao da parte de mod3 que fizesse um pouco de pressao em relação as notas dos exames. ja liguei para o departamento e apesar de dizerem que vao tentar que saiam hj as notas falam da possibilidade de sairem amanha. poia acho uma falta de consideração, visto que o exame é sexta feita! se o problema for as notas praticas nao tarem prontas, pelo menos que lancem as dos exames. 1 dia nao chega para quem reprovar.
Obrigada

Anónimo disse...

isto por aqui tá animado.

Que diferença faz saber agora o plano de estudos ou daqui a um mês?! Alguém tá com vontade de começar a estudar já durante as férias, ou têm medo que os livros esgotem????

Um pouco mais de paciência...

"A pequena minoria" dos alunos da CC tb tem coisas para fazer como todos nós, e s eles nos representam perante a faculdade é ilógico colocarem-se em pé de guerra com esta, se não aí é que iremos ser martiriados!!!

Anónimo disse...

e eu tenho que saber se vou para lisboa. por isso preciso de saber a nota hoje. para saber se tenho que ir amanha para me inscrever pr melhoria, ou pr fazer exame pr passar!
enfim...isso agr é q é urgente. os exames!

Anónimo disse...

somos varios nessa situação

Anónimo disse...

Começo por agradecer à CC a explicação que eu e outros colegas pedíamos relativamente à situação que se gerou e porque me parece que responde às questões levantadas. Se entendi claramente a situação, a CC nem deveria ter em primeiro lugar acesso a tal dossier, daí que a sua divulgação fica automaticamente comprometida. Penso que houve de facto um esforço dos seus membros para divulgarem o dossier e aceito o motivo pelo qual não é possível. Tendo em conta a descrição da situação, acho que se tornaria complicado a sua divulgação clandestina...

Uma vez que a informação do dossier não é propriamente recente (facto que desconhecia) também não me parece que servisse de muito, mas fico feliz por saber que o plano de estudos do 2º ano estará para breve, satisfazendo a óbvia necessidade de conhecimento sobre o que se avizinha...

Quanto à presença ou ausência nas reuniões, devo-lhes uma desculpa, pois parti do pressuposto, que era apenas natural lá estarem, quando não o era. Acho que é posto um ponto final na controvérsia gerada.

Continuação de um bom trabalho.

Anónimo disse...

Eu sou um simples aluno e desconheço totalmente o que se discutem nestas reuniões do CA mas parece-me que um dos assuntos será o estabelecimento(?)/melhoramento do tal plano de estudos para o 2º ano. De certeza, que estas reuniões estarão atentas ao que funcionou mal (e bem...) no ano corrente e estarão receptivas a uma lista de reclamações/problemas pelos alunos, com vista a melhorar a implementação de Bolonha. Se não dissermos nada, tudo fica na mesma, e para o próximo ano passamos pelo mesmo. Será que a CC (como nossos representantes) não pode elaborar uma tal lista de reclamações/problemas a entregar à CA?

Anónimo disse...

Epah ou é burro ou pura e simplesmente não sabe ler!!!
A CC disse explicitamente que deram um relatório com os problemas que surgiram e passo a citar o que foi escrito "Esse relatório foi entregue e não recebemos feedback de qualquer uma destas entidades"! Por isso não estás a propor algo que a CC já não tenha feito... Ao menos podiam ler com atenção os esclarecimentos que vocês pedem e vos dão!
Parabéns pelo vosso trabalho CC!
É um pena que se criem estes malentendidos que acabam só por dividir o ano e tentam dar uma má imagem da CC... Porém acho que têm provado que se têm esforçado e acho que todo o ano deveria estar agradecido pois, é preciso não esquecer, vocês têm mostrado resultados do vosso trabalho!!!

Obrigado

Anónimo disse...

Obrigada pela explicação CC!
Continuem assim =)

Anónimo disse...

Ola CC,
Começo por agradecer, não só a explicação, como todo o trabalho que têm tido por nós.

Uma prgunta só: quanto tempo antes do exame temos que nos inscrever para fazer melhoria de nota?

Obrigada
Bom trabalho a todos

Anónimo disse...

"Criar mais inimizades"?!?! Não sei a que te referes... Só se tu te considerares inimigo da CC... Pq n acredito que alguém ande aqui a ver se arranjar conflitos com a CC. Se anda, entao é uma pena que estando nós no final do ano ainda não tenha percebido que o objectivo da CC é ajudar a resolver os alunos e não criar conflito entre eles! Até agora não me apercebi de nada que tenha vindo da CC com objectivo de entrar em conflito com os restantes alunos... Mas já li alguns comentários a criticarem deliberadamente a CC, sem se lembrarem do que ela fez até agora e tem feito... É um pena que alguns tenham memória curta... Não digo que seja perfeita pq não o é mas tenho moção do que ela já fez e se pensarem não foi tão pouco quanto isso!

Anónimo disse...

Resposta ao anónimo das 13:55h: Realmente está escrito que "Houve apenas, no início do ano lectivo, uma reunião das várias comissões de curso do MIM com alunos membros da CA, na qual foi apenas pedido para que as comissões de curso elaborassem um relatório dos problemas que surgiram até à data com o intuito de ser discutido em reunião do Conselho Pedagógico, com o argumento de que a convocação da CA era um processo moroso e que daí não adviriam consequências . Esse relatório foi entregue e não recebemos feedback de qualquer uma destas entidades." Repito: "no início do ano lectivo" e "até à data". Estamos no início da ano lectivo?!?... E se não há feedback deve-se insistir para que haja.