quinta-feira, 19 de junho de 2008

Esclarecimentos 1º Ano - Importante

Caros colegas,


Tentando responder a todos os posts:


1. A partir deste momento a CC apenas responderá e terá em conta posts:

identificados com o nome e número de aluno (ex: Ana nº 9999), por razões que consideramos óbvias. Isto sob pena de anularmos a possibilidade de comentar pois estes tornar-se-iam inúteis e/ou não construtivos.

Para dúvidas mais concretas e muitas vezes descontextualizadas do post que colocamos usem por favor o email da comissão: comissaodecurso0713@gmail.com .

2. Em relação a Fisiologia e à falta das duas últimas desgravadas (Secreção e Absorção), o que aconteceu foi que, com carácter obviamente alheio à CC, as datas dessas mesmas aulas foram alteradas, pelo que a Comissão se viu impossibilitada de “obrigar” alunos inscritos para desgravar em Maio, a degravar em Junho, na época intensa que se vivia/vive, não conseguindo, desta forma, garantir a disponibilização das mesmas.

3. No que diz respeito ao teste de Bioestatística, como já referimos, estamos a fazer todos os possíveis para que exista uma 3ª fase. De facto os professores estão receptivos à realização do teste, contudo não se trata da Comissão se mexer mais, mas sim de obter respostas.

Conhecemos, obviamente, o caminho que temos de seguir para alcançar o que queremos, e o documento explicando o problema e apresentando as nossas propostas, como já foi referido, já chegou ao Presidente do Conselho Pedagógico e demais elementos do mesmo.

Além disso a Comissão de Curso estará presente na próxima reunião do Conselho Pedagógico de modo a que o problema seja exposto da melhor forma.

Não nos cabe a nós marcar essa mesma reunião sendo que estamos a pressionar para que seja marcada com a maior brevidade possível.

4. Relembramos que a Comissão de Curso já apresentou a proposta em Reunião de Conselho de Ano logo no início do 2º semestre da desintegração dos créditos de Mód. III.II., de modo a que os estágios pudessem integrar um módulo diferente do de Bioestatística e Medicina Preventiva e que assim pudéssemos frequentar 2 módulos distintos com ECTS inferiores a 12, de modo a que um aluno não tenha que ficar retido por reprovar a uma avaliação prática de uma componente do módulo ou mesmo ao exame final do módulo. Temos conhecimento que no seguimento desta reunião este assunto foi também já discutido em reunião de conselho pedagógico sendo que nos foi comunicado que no nosso ano era legalmente impossível que, para o efeito, houvesse alteração do plano de estudos. Esta ideia não surgiu “ontem” e a Comissão tem vindo a trabalhar nela. Procuramos, deste modo que seja, pelo menos, implementada em anos futuros.

5. Relativamente aos estágios ainda não está fixado o dia em que ocorrerá a escolha. Será, com alguma probabilidade, fixado com pouca antecedência visto que não está dependente de nós, Comissão, mas do dia em que nos entregarem a lista com os Centros de Saúde e vagas disponíveis em cada um, sendo o interesse de todos nós que este seja o mais breve possível.

Quando esta nos for disponibilizada sê-lo-á também imediatamente ao ano.

A escolha dos hospitais para a realização da componente de cuidados de enfermagem processar-se-á ao mesmo tempo que a escolha dos centros de saúde.

6. No que diz respeito à constituição aleatória das turmas para o próximo ano lectivo está já redigido o comunicado ao director da faculdade manifestando a posição do ano, documento este a ser entregue amanhã, sexta-feira, dia 20. Vamos procurar manter-vos actualizados acerca do desenvolvimento deste assunto.

7. A comissão de curso não tem os vídeos de BD. Temos sim o áudio das aulas. À semelhança do que aconteceu com fisiogia, visto que as aulas eram disponibilizadas em formato escrito nunca foi disponibilizado o seu áudio.

De qualquer forma, visto que existe uma pressão por parte dos alunos para que estas aulas sejam disponibilizadas vamos fazê-lo. Estamos a averiguar a melhor forma visto que os ficheiros são muito “pesados”.

8. Temos reparado que há uma quantidade substancial de opiniões que acha que os alunos do 1º ano deviam utilizar meios mais agressivos para fazer valer a posição dos estudantes, como por exemplo greve, luto académico e exposição aos meios de comunicação social. Por princípio, não nos opomos ao conceito, mas achamos muito precoce o recorrer a esse tipo de luta sem reflectir nas suas consequências.

A verdade é que por vezes vos pode parecer que a CC não está a enfrentar a situação mas garantimo-vos que não. Como já foi referido, estamos a utilizar os meios de que dispomos e a fazer pressão sobre o Conselho Pedagógico para que seja tomada uma posição o mais rapidamente possível, e determinada sobre este assunto, no sentido de marcar efectivamente uma 3ª fase de avaliações práticas.

Compreendemos que é muito complicado fazer chegar a 300 alunos todo o trabalho que a Comissão tem tido ou todos os passos que dá nesta luta que é afinal de todos.

Não pedimos a confiança cega em nós, pedimos sim a ponderação e capacidade de medição de consequências que temos a certeza que quem nos elegeu tem e terá.

9. Apenas um ponto a terminar. A CC não cede, nem cederá a pressões por parte de alunos individuais que exigem o cumprimento de prazos irrealistas para fazer cumprir actos já realizados. Uma vez mais, relembramos que compreendemos a sensibilidade destes assuntos, mas como, infelizmente, ainda não mandamos na Faculdade/Universidade, pedimos a vossa compreensão e discernimento para o tempo que estes assuntos demoram a ser resolvidos. De uma coisa estamos conscientes: temos feito o nosso melhor, chegado sempre ao limite do que é Possível atingir mas, como é óbvio, aceitando com Respeito esse mesmo limite.

Estamos crentes que tudo se resolverá da melhor forma e em prol dos alunos.

Cumprimentos e Bom Estudo,

A CC de Todos Nós =)

76 comentários:

Anónimo disse...

Relativamente aos videos de biologia do desenvolvimento, este estao disponiveis no servidor da faculdade, nos seguintes links:

mms://FMLSTREAM02/BD_03Mar08
mms://FMLSTREAM02/BD_05Mar08
mms://FMLSTREAM02/BD_12Mar08
mms://FMLSTREAM02/BD_02Abr08
mms://FMLSTREAM02/BD_07Abr08
mms://FMLSTREAM02/BD_09Abr08
mms://FMLSTREAM02/BD_14Abr08
mms://FMLSTREAM02/BD_16Abr08
mms://FMLSTREAM02/BD_21Abr08
mms://FMLSTREAM02/BD_23Abr08
mms://FMLSTREAM02/BD_28Abr08
mms://FMLSTREAM02/BD_05Mai08
mms://FMLSTREAM02/BD_07Mai08

Claro que so se podem aceder a estes pela intranet da faculdade ou por VPN ("como configurar" no XP em
http://www.fm.ul.pt/FMLPortal/
UserFiles/File/UTI/2007
ManualVPNWindowsXP.pdf
ou no Vista em http://www.fm.ul.pt/FMLPortal
/UserFiles/File/UTI/2007
ManualVPNWindowsVista.pdf)

Espero que isto ajude, contudo a qualidade destes videos não é das melhores e a constante oscilação torna a visualização um bocado frustante...

Anónimo disse...

Gostava que soubessem que (e não devo ser a única) vos agradeço o que têm feito, acho que fizeram bastante e tenho noção de como deve ser difícil estar na vossa posição.

Obrigada!

Anónimo disse...

Bruno obrigado , os videos de facto nao estao grande coisa mas o VPN da smp jeito :)

Anónimo disse...

Relativamente às turmas aleatórias, se a alternativa implica manter os mesmos assistentes no próximo ano (ex. anatomia) então preferiria mudar de turma.

Anónimo disse...

Aproveito para deixar os meus parabéns à comissão de curso pela resposta que soube dar à PALHAÇADA que tem sido relativamente aos comentários anónimos e depreciativos sem qualquer fundamento justificativo para tal. Quem participou, deveria repensar na atitude e pensar se esta é digna de um aluno que se propõe ao nobre propósito de dedicar a sua vida profissional a ajudar no bem estar das outras pessoas.

Continuem o bom trabalho

Sem mais

Anónimo disse...

As anotadas de embriologia são apontamentos de todas as aulas leccionadas e portanto abragem toda a matéria que constitui o programa?

Anónimo disse...

Também acho que determinados comentários a mandar não sei quem a não sei aonde são evitáveis. Mas devem ser vistos pelo que são: pouco ou nada…

Acho ridículo alguém ter que se lançar numa reflexão profunda acerca da sua escolha de curso porque estava chateado, de mau humor, o que fosse, quando escreveu um simples comentário… No máximo pode revelar alguma falta de civismo, ou consequências do stress que vivemos e pouco mais…

O que não suporto neste curso são pessoas que pela mínima coisa se lançam numa jornada moralista, automaticamente colocando-se em pedestais, e transformando-o num grupo de elite… Quem quer que tenha escrito esses comentários depreciativos, não há motivo algum para assumir que pode ser um pior ou melhor profissional.

“Quem participou, deveria repensar na atitude e pensar se esta é digna de um aluno que se propõe ao nobre propósito de dedicar a sua vida profissional a ajudar no bem estar das outras pessoas.” De facto, é difícil ler isto e impedir quase automaticamente de revirar os olhos… Moralismo fácil sobre a forma de banalidades…

Para além do mais, o moralismo é extremamente perigoso, uma faca de dois gumes, porque primeiro podem se ver numa situação semelhante e depois aplicando padrões morais rígidos no que respeita àquilo que um médico deve ser, fazer ou “aparentar ser ou fazer” (…), cria-se um estado policial. Quem é que espreitou ou deu mais do que uma espreitadela nos diários de MP de anos passados… Alguém pediu reflexões emprestadas??? De facto, é um comportamento abjecto num futuro médico, o facilitismo de copiar de um lado para o outro, o não desenvolver a sua capacidade reflexiva (!)… O colocar cábulas na calculadora em vez de treinar a memória tão importante mais à frente, é imoral num médico… Poupem-me!!! Sufoque-se quem quiser…

É óbvio que os comentários no fórum devem ser respeitosos mas as chamadas de atenção também podem ser respeitosas, dispensarem o moralismo e os discursos à Inquisição. Não querendo obviamente, transformar o primeiro ano num grupo de pessoas apáticas e sem coluna vertebral… Quanto aos padrões morais que cada um usa… nunca faz mal aplicar-lhes algum senso comum, mas obviamente lutando para que no fim cada um se tornar um bom profissional (o que não é exactamnete igual para todos e nem tem que ser em todos os aspectos!)

Anónimo disse...

" sem qualquer fundamento justificativo para tal "

Denis, o k não nos falta são motivos

Anónimo disse...

Gostava de saber qual a posição da comissão em relação ao plano de estudos do ano que vem...há muitas pessoas a comentarem, e vai ser redigida uma carta por uma aluna ao conselho pedagógico com todas as queixas do 1º ano, que não são poucas. Essa carta vai ser enviada com ou sem apoio da comissão?

Anónimo disse...

desculpem,
k maquina de calcular é k Não tem memória?

Anónimo disse...

akelas da loja dos 300, ou das lojas do chines.lol

Anónimo disse...

Bom, so mesmo naquela de libertar a minha frustração,queria contar aos nossos colegas o que é que foi a ultima grande decisão dos nossos queridos profs: nós alunos da Madeira vimos as nossas notas de fisiologia pratica descer 2 pontos, e porque? Porque precisavam ser ajustadas com as vossas notas, de Lisboa. Pedagógico.
Sem palavras...

Anónimo disse...

a vossa avaliação de fisiologia foi só 'prática' ou tinham perguntas 'teóricas'?

Anónimo disse...

Anónimo das 19:04,

Gostaria de saber quem é a pessoa a quem me dirigo no entanto, com o meu post anterior quis apenas realçar a má imagem que alguns autores incutiram da comissão, quando ela é um organismo que sem qualquer benefício soube manter ao longo do ano um apoio aos demais alunos. Exigir mais com demonstração de ingratidão, é no mínimo reprovável e injusto para as pessoas que trabalharam em benefício alheio.

Cumprimentos

Anónimo disse...

so um pequeno comentario..."A partir deste momento a CC apenas responderá e terá em conta posts:

identificados com o nome e número de aluno (ex: Ana nº 9999), por razões que consideramos óbvias."...razões obvias...LOL..desculpem lá..mas isto é mesmo pr rir..principalmente pk se a cc não sabe..fica a saber..é um direito constitucional qualquer pessoa dar uma openião/reclamação..ou o que seja de maneira anónima...mas para mim o que me chateia ainda mais é não compreendam que o que interessa não é saber quem disse o quê..mas sim ter acesso a varios pontos de vista para melhorar a situação ridicula e frustante da nossa faculdade

Anónimo disse...

o ponto 9 era claramente dirigido a "pessoas individuais", como aliás não tiveram o menor pudor em transparecê-lo. Dirigindo-me também a "pessoas individuais" dentro da CC e não faltando o respeito à equipa (que nunca seria o meu desejo), quero esclarecer uma coisa.

Não é minha intenção exigir que as coisas aconteçam mais rápido do que o podem ser, muito menos que vocês arranjem soluções mágicas para problemas que certamente não terão poder para resolver.

É minha vontade que

1) as coisas que se passam entre os órgãos da faculdade sejam mais divulgadas para que os alunos saibam da informação atempadamente. Exemplo disso é o facto de uma aluna estar a fazer um abaixo-assinado sobre o 3º teste de bioestatística, ter publicado a sua intenção aqui e antes deste post não ter sido informada de que algo já estava a ser feito.

2) alguns membros da comissão deixem-se de parvoíces. Aquilo que se passou em debate, sobre uma "proposta para reestruturação do Modelo de ECTS no 1º ano" não diz unicamente respeito à Bioestatística. Olhem 2 vezes para o Plano de Estudos e salta logo à vista uma falha gravíssima. O nº de HC é SEMPRE, em qualquer cadeira, MAIOR que o nº de HE. Ora BOLONHA prevê que hja uma redução do nº de HC para que o aluno possa estudar em casa, ou seja, tenha mais HE. Verifica-se o OPOSTO.

Mais. Compare-se Módulo II.I com Módulo II.II. Temos menos HC e HE em Módulo II.II. Como é isto possível, tendo em conta a qtdd de aulas teóricas e práticas que tivémos num e outro módulo? É impossível. E ridículo dos ridículos, o facto de os professores julgrem que temos apenas direito a 106 HE para Módulo II.II.

Err... Cada aluno estudou em média 10 horas por dia durante a semana antes da sua oral de anatomia (e estou a ser bonzinho). Só em 1 semana, um aluno estudo 70 horas, mais de 2/3 das HE conferidas a TODO O MÓDULO II.II.

Ora porque é que isto interessa? Já se perguntaram porque é que quase ninguém vai às aulas teóricas a partir de certa fase do semestre? Porque as pessoas precisam de roubar HC para terem mais HE, porque as pessoas precisam de roubar HC de outras cadeiras (p.e. Módulo III.I) para terem mais HE para Módulo II.I (Anatomia).

Aqui está o hipocentro da falha estrutural que é esta reforma. E ela falha tão completamente que nem a comissão nem NINGUÉM é capaz de fazer nada de forma a alterá-la para melhor.

Mas um mínimo se exige que é

3) a consciência dos alunos de que estão a conviver (por muito pouco que seja) com OUTROS alunos.

Comissão, ou "pessoas individuais" da comissão. Se o pedagógico vos diz que "não aconselha" a divulgar os dossiers dos assuntos do 2º ano, é, OBVIAMENTE, porque

1º) o pedagógico não foi a essas reuniões (e vocês não o sabem porque também não foram) logo não sabe o que se está a passar e se sabe não está a acompanhar

2º) tendo em conta a MERDA que está nesses dossiers, é óbvio que o pedagógico não quer levantar ondas e se os alunos vissem isso tinham um chlique.

É isto que eu peço à comissão. E daí já não peço nada.

Sabem... Isto vai acabar porque eu sei que é impossível fazer frente à merda que se vive nesta faculdade. Vou-me fartar disto. Estou a fartar-me disto. Fiz o que pude e o que recebi em troca foi inépcia total. Sim, eu exijo um pouco dos outros quando lhes dou alguma coisa (como o dossier), mas se exijo algo em troca (por exemplo a sua divulgação) é porque, por muito incrível que pareça, a troca é o menor múltiplo comum das relações sociais e é a prova mais primitiva de respeito. Questões oficiais à parte, pelo menos podiam ter-me informado de que não iam divulgar e porquê. É uma questão de bom senso.

Enfim. Resumo todos estes conflitos a uma coisa.

Como me disseram uma vez e muito bem,

"se temos é porque o merecemos".

Cumprimentos (e com isto quero por um ponto final a qualquer atrito com "pessoas individuais"),

António Caetano
nº 6292

Anónimo disse...

António,

agradeço-te, e julgo que em nome da Maioria dos alunos, a tua constante preocupação, nomeadamente agora com este tema do dossier do 2º ano.

é do meu interesse, e será de Todos, k esses documentos sejam divulgados e com Urgência, uma vez continua a ser o nosso futuro k está em jogo.

se tu tens conhecimento dos mesmos, tal como agora os alunos da Comissão (segundo percebi pelo teu comentário), não vejo qualquer razão para essa informação não chegar a Todos os alunos,
acho k temos no Mínimo esse DIREITO ("se temos, é porque o merecemos", significa k se nós não temos é porque não o merecemos?)

penso k agiste bem, mas pelo que li parece-me k a Comissão de facto falhou para contigo : "Questões oficiais à parte, pelo menos podiam ter-me informado de que não iam divulgar e porquê"

realmente, CC,
o António podia não vos ter dado a conhecer esses documentos,
ou podia tê-los divulgado para todos os alunos por "conta própria",
mas acho k tentou não passar por cima de vocês e das vossas responsabilidades, ajudando-vos inclusivamente.

devem-lhe algumas justificações, creio eu.
ao António e à "pessoa colectiva" que penso k ele neste momento representa.

cumprimentos, e não se ofendam.


Margarida Coelho (nem sempre...)

Anónimo disse...

Não estou dentro da situação, por isso guio-me apenas pelo que vou lendo, correndo obviamente o risco de ser injusto para uma das partes... Mas se de facto, no ponto 9, elementos da CC utilizaram o blog para mandar uma "boca" a um aluno do primeiro ano, é de facto execrável... Esperava-se que sobretudo eles não viessem para aqui "lavar roupa suja"... Compreendo assim a reacção do António e parece-me que não está apenas a defender interesses próprios, mas comuns ao primeiro ano; o direito à informação. Se de facto tal documento nos diz respeito, é apenas natural ser divulgado ou uma resposta em particular ser dada ao António.

Anónimo disse...

*este comentário é anónimo para evitar a sensação de contra-propaganda política e tem como único objectivo situar os alunos da presente situação. Agradeço que toda e qualquer falha no relato do que aconteceu seja corrigida.*

acontece que houve um debate entre listas na 4a feira no qual eu compareci como membro da mesa representante de uma das listas.

Logo no 1º discurso, sobre o Pedagógico, fui atacado de forma puramente gratuita e dito de outra forma, até mesmo desrespeitosa. Segundo o candidato oposto, um elemento da minha lista compareceu a reuniões da Comissão de Acompanhamento de Bolonha e não informou entidades externas do que se passou nessas reuniões.

Ora era eu claramente esse elemento, bem como outro membro da direcção da minha lista que compareceu à última reunião da Comissão de Acompanhamento de Bolonha.

Para mostrar como esta afirmação é grave: 1º) nenhum membro da comissão ou da AE compareceu na reunião; 2º) eu dei o dossier a um membro da comissão, com a informação e disse que tinha apontamentos da reunião caso quisessem saber o que foi discutido.
3º) até à data nem sim nem sopas (apenas no debate fui contra-atacado com o que foi divulgado 3 comentários acima do "pedagógico ter aconselhado a sua não-divulgação". Foi claramente uma jogada muito baixa)

4º) quase todo o debate girou à volta de argumentos como "vocês não se informam, por isso não temos culpa de não saberem". Ora tendo em conta o tal 1º comentário da lista oposta contra mim, ele não pode senão ter-se tratado de um ataque gratuito e despropositado, que simplesmente denegriu e tentou virar do avesso uma coisa que eu fiz de boa vontade para tentar aceder a informação de cima para nós.

E sim, teria divulgado a informação clandestinamente. Mais fantástico ainda é que nenhum membro da comissão tenha a noção do seu dever cívico de divulgar o dossier, mesmo que de forma clandestina. Parece que assim que alguém se compromete a um órgão social, tanto "vale-tudo" (p.e. o comentário do debate), como, assim que entram nele, "só vale o que me mandam fazer", ou seja, "não me quero comprometer com entidades superiores pois posso ficar mal visto/a".

Acontece que mais tarde no debate eu falei de uma proposta da minha lista que era "Reestruturação de Modelo de ECTS" e a reacção súbita de um membro da lista oposta, que faz parte da comissão, foi de que eu estava a atacar a comissão do 1º ano.

Indirectamente até podia estar, mas não era de maneira alguma a minha intenção. Peço desculpa se o pareceu, mas nunca mencionei a comissão nessa intervenção. Se deu esse parecer, foi pela forma como o debate do pedagógico estava a decorrer. Repito, foi a lista oposta que puxou os cordelinhos de um elemento ter ido à reunião da comissão de bolonha e não informar ninguém.

Fica esclarecida a situação.

Anónimo disse...

Voltando a repetir: "Não estou dentro da situação, por isso guio-me apenas pelo que vou lendo, correndo obviamente o risco de ser injusto para uma das partes..." mas de facto se algumas situações do post anterior tiverem acontecido... não deixam de ser extremamente graves.

Nenhum representante da comissão aparece na última reunião da Comissão de Acompanhamento de Bolonha??? De facto, sempre tentei ter uma posição cautelosa relativamente a críticas ao trabalho da comissão, mas esta não é ignorável! As pessoas voluntariam-se para quê???? Existe um certo número de requisitos que se esperam de quem entra voluntariamente para uma associação deste tipo, e representar os interesses dos alunos, especialmente numa época em que as pessoas estão a ficar verdadeiramente fartas de serem constantemente f... é obviamente uma delas.

Pior ainda, se de facto a questão da divulgação do dossier for apenas por uma questão de falta de coluna vertebral, de obediência cega, de medo de má imagem, então aconselho tais elementos da comissão (que com certeza não serão todos) a desistirem do "cargo" porque obviamente não fazem lá nada e é absolutamente impossível estarem a fazer o melhor pelo ano... Acho que não sou o único a exigir uma explicação...

Anónimo disse...

Comissão, acho k está Mais do k na hora de nos darem explicações

ou isso, ou não podemos continuar a confiar em vocês para 'serem nós'

Anónimo disse...

agora é um daqueles momentos em k a comissão escreve qualquer coisa como 'temos de agir com RESPEITO pelos superiores'

eu acho k devemos sempre respeitar quem nos respeita,
como neste caso esses superiores não demonstram qualquer RESPEITO por nós, acho k podemos pôr de lado a falsa obediência

Anónimo disse...

A CC está a defender os interesses dos alunos ou os da faculdade???? Pelos vistos, parecem estar a fazer o jogo da FML...

Anónimo disse...

Opá a sério, vocês... Com tanta coisa importante pra se preocupar, como os EXAMES, a comissão tem mais que fazer do que andar a olhar para programas do 2ºano ou whatever! por amor de deus...

E tenham um mínimo de respeito e consideração por o que eles andam a fazer... quer dizer, já viram as insinuações injustas que andam a fazer?


por outro lado, se a comissão faz alguma coisa é porque faz e não chega e não comunica, se não faz é porque não faz nada e não presta... o que é que vocês querem afinal?

que cada peido que a comissão dá ela vos comunique? vejam lá se é isso que querem! vão estudar...

Anónimo disse...

Já faltava o habitual comentário... calem-se e vão estudar...

Anónimo disse...

ooops disseste alguma coisa? estudar? sim convém, depois não se queixem que chumbaram e que os exames é que eram muito difíceis

Anónimo disse...

...ou melhor, depois não digam q não tiveram tempo para estudar!

Anónimo disse...

há pessoas mesmo mal-educadas

vai tu estudar, oh anónimo-marrão

Anónimo disse...

Bem bem… Que grande questão que para aqui vai…
Bom… Não sou aluno do primeiro ano, não sei na pele o que é estar em Bolonha no 1º ano, e não sei uma data de outras coisas, mas ainda assim não consigo passar por aqui sem dar a minha opinião [sou uma pessoa muito dada… lol (nada de piadas fáceis ok?)]

Já ando por estas paragens (digo, FML) há alguns anos e, não querendo dar um aspecto paternalista à coisa, até sei algumas coisas:
- sei que é fácil falar quando não temos que prestar contas a ninguém;
- sei que é fácil dizer que se faz e acontece quando as nossas acções não vão trazer consequências negativas para o nosso ano;
- sei que é fácil lançar o pânico;
- sei que a diplomacia é sempre a melhor arma dos alunos e que a “revolta aberta” contra regentes e demais criaturas estranhas daquela faculdade deve ser sempre relegada para uma última e longínqua opção;
- sei que é fácil esquecer todo o trabalho desenvolvido ao longo de todo um ano e todos os obstáculos ultrapassados quando surge um novo problema;
- sei mais algumas coisas, mas também não me quero alongar…

Com tudo isto quero dizer apenas o seguinte:
As CC’s são constituídas por pessoas que, em última instância, querem apenas o melhor para todos os seus colegas (presentes e futuros), quanto mais não seja, porque os resultados obtidos terão também consequências para essas mesmas CC’s. Portanto andar por ai a agitar bandeiras e a apregoar aos ventos que a CC não faz nada parece-me, no mínimo, despropositado. Até porque quem anda a perder horas de estudo são eles! Ofereceram-se! Voluntariaram-se! Ok, certo, mas ao menos vamos dar uma força e um voto de confiança?

É que estar por aqui a dizer coisas destas desmotiva e chateia… E depois são eles que ficam com menos vontade, são vocês que se irritam… Enfim… Ninguém ganha nada com isso…

Eu sei que o voto de confiança não é fácil, mas deixem-me dizer-vos que é isso que devem fazer. Com isto não quero dizer para se confiar cegamente, mas também não deitem tudo e todos abaixo…

Vejam o exemplo das CC’s do actual 4º e 5º anos que, de tantos problemas (e bem bicudos) que já resolveram, agora sempre que surge um novo já ninguém se manifesta, porque se confia, porque se sabe que eles estão ali para isso mesmo. Somos colegas, somos amigos, trabalhamos juntos… É esse o espírito a seguir, especialmente em épocas de exame (momentos mais difíceis que uma depilação púbica! Apre!).

Agora coragem e bons estudos (espero que o exame de 6ª tenha corrido bem)!

Um colega

P.S. Agora peço desculpa mas vou-me chatear um pouco. Também estive no debate (a assistir, enquanto criatura preocupada pelo futuro da AEFML) à espera de ouvir uma agradável troca de ideias e galhardetes entre as Listas D e S, candidatas à AEFML. Acho que até foi interessante…
Agora irrita-me profundamente ver alguém utilizar de forma tão vil e escandalosa o que se passou nesse debate e as preocupações dos seus colegas para benefício próprio!
António, esse teu comentário demonstra uma tão grande falta de carácter e uma tão grande capacidade de distorcer a verdade a teu belo prazer que chega a ser verdadeiramente assustador! Preocupa-me seriamente ver alguém como tu, que consegue utilizar os receios dos colegas em relação a um assunto tão importante dessa forma, a concorrer a semelhante cargo! Distorcer a verdade da forma como o fizeste aqui é vergonhoso, e fazer uma campanha dissimulada e suja dessa forma é absolutamente abjecto.
Não tenho qualquer tipo de ligação a qualquer das listas, mas eu pura e simplesmente não podia deixar isso passar ao lado e seguir bem com a minha consciência.

P.S.2 Lamento as palavras mais fortes e reforço a ideia de não querer ser paternalista. Fiquei apenas alarmado com as consequências que poderiam advir destes comentários. Não quero ainda dar uma de falso moralista o de demagogo… Tudo aquilo disse sinto-o do fundo do meu ser.
Lamento ainda o tamanho disto, mas deixei-me levar…

Anónimo disse...

Há gente sem formação nenhuma... Conheço pessoas neste curso que faltaram a orais de anatomia ou mesmo a exames, devido ao stress, ao pânico, e ficaram em casa a escorrer baba e ranho... Conheci e sei de ex-colegas de curso, que desistiram dele mesmo não sendo a primeira vez que tentaram entrar em medicina... alguns vão concorrer para novas faculdades, outros simplesmente desistiram de medicina... Nem toda a gente passa para o ensino universitário com o teu à vontade... na verdade para alguns a transição é um murro no estômago, e acredito que com o stress, a responsabilidade, a pressão, as propinas, a maioria longe da família e núcleo de amigos etc etc existam aqueles que ficaram paralisados quando se deviam mexer... eu sei do que falo porque estou lá em setembro... e sei como sim olhando para trás tinha tempo se me mexesse mas na altura foi o que foi e pareceu que tempo era o que não tinha...

Vires para aqui com toda essa arrogância, desplante e óbvia auto-admiração é ridículo... De facto, 2ou 3 comentários não captam uma pessoa... mas deixa-me que te diga que és um colega de curso de merda...

Unknown disse...

Que ânimos tão exaltados! O que os exames fazem às pessoas...
Amiguinhos, vamos ter calma, que já é verão e estamos quase de férias! xD

Anónimo disse...

enfim. Usar as coisas para proveito próprio, falta de carácter, grande capacidade de distorcer a verdade a meu proveito.

Não me conheces. Nem és do 1º ano nem sabes o que temos estado a passar. Eu também tenho de estudar e fazer exames e orais e testes.

Tudo o que eu quis mostrar com os meus dois comentários foi exactamente como aquilo que tu disseste a meu respeito se verifica a respeito de outas pessoas.

E eu, fantasticamente, não sou das pessoas que andam para aí a dizer que a CC não faz nada. Estás muito enganado. Mas quando diz respeito a mim, tenho obviamente que criticar.

Tu é que não tens assim muito jeito para distorcer a verdade. As tuas palavras foram tão agressivas que nem sequer as disfarçaste com argumentos. Mostra como não gostas de mim sem sequer me conheceres.

Enfim. Obrigado por esse teu comentário pessoal ultra-simpático, anónimo. Vindo de alguém que já andou muito neste curso, só posso esperar que a FML não me venha a transformar em alguém tão determinista e presunçoso como tu.

P.S: não querendo soar muito agressivo.

António Caetano
nº 6292

Anónimo disse...

António, tens o meu apoio.

colegas, não se deixem levar pela conversa de 'ao longo dos anos, habituas-te' vinda de colegas com alegadamente muita experiência universitária

nós NÃO queremos nem podemos querer habituar-nos a isto!



se devemos seguir o seu exemplo... não me identifico, seguindo o exemplo do colega mais velho.
mas pergunto se acham bem k sigamos os seus conselhos se nem sequer tem um nome!...

Anónimo disse...

diz um anónimo ao outro... lol

Anónimo disse...

Vamos lá então esclarecer uns pontos:
- também sei muito bem o que é ter exames em Setembro;
- já faltei, por razões de excesso de stress a avaliações;
- vi colegas meus a faltar também e cheguei mesmo a ir buscá-los a casa porque acreditava na capacidade deles passarem;
- os meus maiores amigos desistiram do curso no 1º ano (um voltou a entrar, o outro está em biologia);
- fiquei bem, mas bem longe da família e durante muito tempo;
- o mesmo para o grupo de amigos;
- eu não tive nem de perto nem de longe à vontade na passagem para o ensino universitário! Ninguém está preparado! O que existe são pessoas que sofrem mais ou menos, e nesse sofrimento não quero nem quis meter a minha colher fosse de que maneira fosse, portanto se alguém assim o entendeu, peço desculpa porque não era minha intenção;
- também eu olhei para trás e fiquei tão irritado com o facto de não ter estudado mais aquele bocadinho, mas nem vale a pena pensar nisso senão é tempo perdido para o próximo e não podemos dar-nos a esse luxo.

Eu bem sei que não sou um caso isolado, já dizia o outro, e só queria dar-vos o exemplo que isso tudo já aconteceu a mais gente e que existe uma luz no fim do túnel dessa escura vida que é a FML! Era uma palavra de esperança!

Agora dizer que sou um colega de merda... Enfim... Auch... Apenas queria vir aqui dar umas palavras para pôr água na fervura, chamar a atenção para o trabalho louvável que todas as CC's fazem e para não deixarem que se comece a criar mau ambiente por mal-entendidos e no final parece que só fui criar mais um =S

Confesso no entanto que me irritei seriamente e que fui talvez demasiado directo nas críticas que fiz ao António no P.S., a quem conheço bem melhor do que ele próprio pensa, e de quem tinha um opinião positiva pelo trabalho que foi fazendo ao longo do ano.
Agora a minha opinião dada no P.S. mantém-se. António, ou apófise estiloideia se assim preferires, continuo a achar que o teu comment anónimo foi mesmo muito baixo na altura em que estamos e que pecou por distorcer a verdade (ok, o resto dos adjectivos foram um pouco excessivos, reconheço)...

"Tu é que não tens assim muito jeito para distorcer a verdade." Realmente reconheço que não tenho nenhum mesmo, dai preferir dizer sempre a verdade =)

"As tuas palavras foram tão agressivas que nem sequer as disfarçaste com argumentos." Pela agressividade peço desculpa, mas penso que reconheces que quando grandes questões surgem podemo-nos deixar levar, já que o mesmo te aconteceu... A questão de disfarçar... Enfim... Prefiro ver tudo certinho e direitinho, à vista de tudo e todos e não disfarçá-los. Mas obviamente esta é apenas a minha opinião.
E volto a dizer, se não se percebeu antes, que o teu comment, António, se pautou por faltar esta transparência de que falo, porque quem lá esteve sabe bem que as coisas não se passaram mesmo nada como tu estavas a dizer. Muito pelo contrário...

Peço desculpa se gosto de repor a verdade quando vejo que esta está a ser tão mal-tratada, mas é um ideial do qual me recuso a abdicar.
Posso mesmo dizer que em relação a essa questão sou extremamente determinado (e não determinista, que isso é lá com cada um)!

Um Colega (presunçoso ao que parece... enfim... prefiro presunto mesmo... piada péssima... esqueçam...)

P.S. Ah! E nunca disse nem nunca direi "habituem-se" ou "depois habituam-se" ou coisas do género, porque habituar/parar/estagnar é morrer. E para "mortes" já basta o final da nossa vida...

Anónimo disse...

O comment de 22 de Junho de 2008 2:26 foi para o "anónimo-marrão" mais acima do teu comment (o qual não quis de todo pôr água na fervura...). Ou então é a mim que me está a escapar algo... és o anónimo-marrão... ???

Anónimo disse...

Okay, vamos acabar com a discussão. O comentário anónimo sobre o que se passou no debate foi o resultado deste post da CC, que no ponto 9 se refere a ele indirectamente e, deste modo, a mim.

Todo o problema do debate e disto tudo se prende com o facto de haver membros da comissão candidatos à AE, o que leva a que eles julguem que a CC está a ser atacada quando um aluno critica o que esse aluno fez.

Infelizmente, a minha relação (apesar de má, muito má) com alguns membros da CC (por discussões, divergências, afins), é bastante directa, ou seja, procuro e sempre procurei fazer o possível para dar à CC oportunidades de agir nas reuniões a que eu compareço, dsde informá-la de que podem comparecer a uma reunião do pedagógico (que fiz atempadamente, no 1º semestre) a informar de que fui a essa tal Reunião de Acompanhamento e prestar-me a divulgar-lhes informação.

Daí que eu não me sinta agradado quando em debate sou atacado pessoalmente, porque não estou em pé de igualdade com uma CC (sou só uma pessoa) e não posso atacar a outra pessoa livremente pois ela representa, no fundo, a CC.

É confuso e gera este tipo de conflitos. Agora o meu 1º comentário mostra preocupação, não mostra "querer as coisas para proveito próprio". Tal como foi sempre isso que quis ao decidir agir de forma mais directa nestas questões. Quanto a "para proveito próprio", não sei o que tenho a ganhar com isto, senão mais conflitos. Pensa nisto. Agir por conta própria só cria problemas e eu tenho-me sujeitado a todo o tipo de problemas, desde o contacto directo com regentes e professores a "presumível" acção contra a CC do 1º ano.

Nunca foi nem será minha intenção.

As minhas sinceras desculpas pelo sucedido a todos os que viram alguma ideia pretensiosa nos comentários que fiz acima.

Cumprimentos (a um anónimo novamente),

António Caetano
nº 6292

Anónimo disse...

o António agiu pensando na maioria,
exactamente o papel que a CC deveria desempenhar...

Anónimo disse...

Ao anónimo de 22 de Junho de 2008 13:57:
- não sou o "anónimo-marrão" ;) aliás até devia era estar a "marrar" =S

António, o meu "problema" (se assim se pode chamar) contigo foi mesmo em relação ao post anónimo que fizeste e nada mais. A tua relação com a CC é um assunto que a ti e a eles diz respeito.

Aquilo que queria realçar era o facto de o teu comentário anónimo estar, de facto, bastante incorrecto.

Em relação ao teu primeiro comment devo dizer que não mereceu uma palavra especial porque me pareceu não ter nada de mal... Agora o outro sim, e pelas razões que já atrás apresentei.

Se a CC se referia a ti ou não desconheço, mas pelas mesmas razões não me pareceu um post que merecesse grande reflexão.

Não sei se me faço entender (o calor já está a afectar), mas eu apenas escrevi directamente para ti em relação ao último post.

Espero ter retirado alguma dúvida ou assim...

Greetings,
Um Colega

Anónimo disse...

"um colega" que não sabe o k é estar no NOSSO 1º ano e k vem para aqui mandar tiros no escuro...

Anónimo disse...

Acho que a CC tem, de facto, um grande problema em fazer chegar informação aos alunos. Se todos vissem o que está no dossier do 2ºano, como eu já vi, rebentava já uma revolução. Com 10 cadeiras por semestre, dormir vai ser um luxo. A CC devia divulgar essas coisas, sobretudo tendo em conta as dificuldades que um aluno passa para conseguir obter todas essas informações, sem sequer ser membro da comissão.O António está a agir voluntariamente, sempre no interesse dos alunos, e não passa por cima da CC. Deviam pôr-se rivalidades pessoais à parte e actuar em conjunto. Se há informação relevante, o que interessa é publicá-la, e não escondê-la porque quem a veiculou foi o fulano X e não vamos muito com ele.
Apesar das falhas, também agradeço à comissão porque tem feito outras coisas bem, e todos sabemos que há pilhas de coisas para estudar.
Bom estudo para todos

(P.S.acho que a comissão devia prestar atenção aos comentários anónimos. Há muitas razões subjacentes ao facto de as pessoas não se quererem identificar)

Anónimo disse...

CC, queremos ver o k está nesse dossier!!!!!

Anónimo disse...

Só umas ingenuas perguntas..
1)Sendo a CC o 'interface' entre os alunos do primeiro ano e qlq 'entidade superior' vigente.. porque raio estava nessa reunião um colega nosso, e nao um membro da CC ?
2) Se esse dossier contem informações tao importantes e cruciais para o nosso futuro enqnto alunos desta nova reforma, porque razão nós não tivemos conhecimento dele? E se foi 'ordenado/ recomendado' o não-acesso a este mesmo, a CC está a tomar conta dos problemas q poderao advir do q realmente contêm esses dossiers?

É q realmente, 10 cadeiras por semestre.. they've got to be kidding...

Anónimo disse...

epa mas voces nao param para pensar que, SECALHAR, a CC nao publica ou revela (ou o q qeiram) o conteudo da porra do dossier pq esta a tentar alterar o q la esta?!pensem pa!so sabem empinar livros vces?

Anónimo disse...

as tentativas que foram feitas de alteração do que lá está foram durante as reuniões e o pouco que se fez foi graças aos alunos que participaram na última reunião.

António Caetano
nº 6292.

Anónimo disse...

Acho que há alunos que não estão a perceber de facto nada do que está a ser exigido e porquê…

Primeiro, se estiveres ao mesmo nível que eu, não fazes a mínima ideia do que a CC está a fazer, a planear ou a não fazer… ainda não houve nenhuma resposta oficial por parte deles…

Depois colocando a hipótese de que eles estão a tentar alterar o conteúdo do dossier, isso invalida divulgarem-no PORQUÊ????????? Como é que os representantes do primeiro ano podem estar a defender os interesses dos alunos se não existe nenhum feedback por parte dos alunos (uma vez que não tem informação nenhuma…)? Assumem que os interesses de mais de 300 alunos são iguais aos deles? Não duvido que sejam parecidos, ou se calhar exactamente iguais (mesmo não tendo olhado para o dossier) mas se me tiveres a acompanhar já deves ter percebido que isso é irrelevante. Todos os alunos tem o DIREITO de saberem o que vem aí no segundo ano, e a CC tem o DEVER de permitir que a informação lhes chegue e dar alguma hipótese de feedback, para que de facto nos representem. Todos os órgãos representativos, e encontrarás muitos pela frente, tem estas características em comum ou deviam...

Mas também é importante dizer que obviamente a CC não pode ficar à espera que se gere consenso absoluto, o que nunca acontece… Mas deve ter atenção aos pontos em que os alunos do primeiro ano se mostram mais críticos, às soluções que geram mais consenso, etc etc... É muito mais cansativo, frustrante, não duvido, mas também é a única forma justa de o fazer…

Quando dizes “so sabem empinar livros vces?” deves pensar que os alunos estão a ser chatos e a chatear-se por que querem???? Quando nos mandas calar ainda não percebeste que estás a dizer para desistirmos de DIREITOS que eu tenho e tu tb???? Se as pessoas não querem fazer uso dos seus DIREITOS (obviamente sei que não há nenhuma “constituição” oficial mas há regras de cidadania…) então não o façam, tomem uma posição passiva, assumam uma confiança cega na CC, mas não tem o DIREITO de exigirem aos outros para assumir o mesmo caminho…

Esta situação termina facilmente… Como? Com uma resposta da CC relativamente ao que tem vindo a ser discutido e, sim, com a divulgação da informação ou com uma explicação razoável para a sua não-divulgação. Comments sem conteúdo nenhum, vazios de argumentos, alguns disfarçando-o com uma indignação histérica, são ruído de fundo.

Portanto, Ana, PENSA tu…

P.S.: Talvez em posts anteriores que escrevi não tenha transparecido, mas até esta situação pouco ou nada tinha a apontar à CC, tentando ter uma posição cautelosa a críticas uma vez que compreendo que devem numa posição dificílima e frustrante, e esta situação mesmo se se vier a provar desvantajosa para o lado da comissão, não desvaloriza o bom trabalho feito até agora. Mas não me venham é exigir confiança cega e que olhe para o lado nesta situação… Mais uma vez, espero por uma resposta por parte da CC.

Anónimo disse...

Como aluno preocupado com a pedagogia, gostaria de informar que ha regras basicas de funcionamento das comissões que se formam, e nesse sentido se o aluno Hugo bastos n pode estar presente na reunião de acompanhamento do processo de bolonha, e de aplicação da nova reforma curricular, só tinha de informar o membro seguinte da lista que foi determinada, e que de certo não era o António Caetano. Relembro que o mesmo António Caetano dirigiu-se a pedagógico levado por um membro do conselho pedagógico contra as normas do memo conselho, sendo que a CC fez o pedido para estar presente(através da aluna Samanta Viana, para falar com o Prof Francisco Antunes, e lhe foi dito que teria de fazer pedido formal para ser ouvida em CP, tenmdo de ser este pedido aceite. Penso que op que se passa de longe foge à inoperância da CC (como tentam dizer) mas sim por uma manobra clara e evidente de obtenção de poder, por meandros não correctos, por parte de um tal colega movido por uma comitiva de colegas

Anónimo disse...

Eu gostava de saber o numero e quais as disciplinas que vamos ter para o próximo semestre, já nem digo o plano de estudos, porque isso, como tem sido neste primeiro ano na faculdade, ainda deve estar em águas de bacalhau, ou então nada definitivo ainda (só se sabem as coisas à ultima da hora)..... eu quero saber porque estou seriamente a pensar em pedir transferência para outra faculdade se esta palhaçada continuar...

em nenhuma outra faculdade acontece isto, de a gente estar no fim do 1º ano e não sabermos o que vamos ter no segundo... se estão a dizer que temos 10 cadeiras por semestre eu quero ao menos saber para me organizar,.....

Estou a ver que vou sair desta faculdade que nem um médico espanhol (oh n queria usar este termo, porque há bons médicos espanhois, tal como em qqr pais)

é tudo dado a correr, não há tempo pa estudar, eu apoio aquilo que o António Caetano disse, porque ele tem razão naquilo que está a dizer...

Anónimo disse...

eu fui convidado a participar na reunião e lá não teria estado se não me fosse permitido estar. O prof. Francisco Antunes aceitou a minha presença na reunião.

Novamente, na reunião da comissão de bolonha, eu fui convidado a comparecer e não a SUBSTITUIR o aluno Hugo Bastos. Nada disso me diz respeito, uma vez que eu fui convidado, e não substituto dele.

Não tenho mais esclarecimentos a dar.

António Caetano
nº 6292

Anónimo disse...

vocês já repararam todos que parece que existe um atrito entre a CC e os alunos e eu acho que isto se deve principalmente ao facto de os alunos estarem sempre prontos para derrubar a CC em vez de darem sugestões, alternativas, porque criticar é bonito---

aliás se um colega vem para aqui, dá o nome para escrever um comentário, a seguir é logo criticado e derrubado, eu nunca mais escrevo então dando o meu nome, porque assim já ninguém me pode deitar abaixo, porque não tou pra isso... acho injusto...


Vocês já devem ter reparado é que existe um género de guerrilha entre os alunos do nosso ano, e é por isso que não conseguimos ter uma acção conjunta e forte. a minha sugestão é a UNIÃO DE TODOS POR TODOS (lol já parece "o um por todos e todos por um"), mas é mesmo isso que faz falta, mais RGAs (que dentro das possibilidades de tempo, é muito difícil de realizar), por isso eu sugiro outra coisa: uma outra interface virtual entre a CC e os alunos, porque este blogue é horrível nisso!!!!!!!!!

precisávamos de uma interface mais informal, onde os alunos da CC pudessem falar como alunos normais e não como uma entidade rígida que só pode dizer aquilo que lhes dizem pra dizer, e de uma forma formal, quase intocável, distante, às vezes fria, sem sentimentos, sem emoções, sem opiniões pessoais... :S
ok é importante as informações de carácter formal, rígido e tudo mais... mas era importante a vossa opinião, vocês parece que concordam com tudo o que tem acontecido, embora não seja assim, assim o deixam transparecer, devido à vossa distância... vamos dialogar mais!

a minha sugestão era que se faça um só site, para não se dispersar informação, onde possam ser colocadas estas informações formais e certinhas, mais tb uma secção onde podesse haver partilha de ideias, opiniões pessoais de todos, sugestões construtivas, união entre todos, embora virtual, pois na realidade, o sistema está mesmo montado para que a gente nem tempo tenha para nos reunirmos todos enquanto ano.... já virão quantas pessoas vão às festas do nosso ano? como acontecia em anos anteriores?? alguma coisa está mal... mas pronto deixo esta sugestão, dou tb a sugestão de que, se não houver fundos para se fazer um site bom para estas coisas, sugiro ainda mais que, se cada aluno desse 1€ à CC, ou a outra pessoa responsável do nosso ano, conseguiríamos apurar 344€, o mais que suficiente para mandar fazer um site em condições!eu conheço web designers muito bons e por 400€ fazem coisas a sério....

mailling list, coisas, comunicação entre todos, e deixarem de se matarem uns aos outros... (como disse, eu é que não coloco o meu nome aqui, porque não tou pa chatisses)




Por ultimo, A CC claro que não é o nosso Deus, são alunos como nós, creio... se há coisas em que falham também há de certo muitas coisas que têm feito bem, e até agora parece-me que têm feito o que podem, porque é mesmo isso, o que "podem", uma vez que isto não é culpa da CC, já o disse em tempos, isto n é culpa da CC, mas destes regentes e profs que temos, ou então, isto nem é muito por culpa dos regentes, porque temos profs, a maioria deles que estão contra esta reforma, acham mal, acham que vamos ser mal formados com esta reforma, acham que isto não tem lógica nenhuma (tenho ouvido muitos comentários!!!) ou seja, a culpa nem é dos profs, mas sim de quem engendrou, de quem está a engendrar esta reforma, quem são eles? ninguém sabe ao certo..... uns dizem que é a "direcção" outros dizem que é o pedagógico, outros dizem que é a comissão de implementação de bolonha.... os profs acreditando piamente que esta reforma até pode funcionar, andam eles a ser vitimas das coisas estarem a correr mal...

mas enfim... ficam algumas sugestões...

"apocalypto" já viram o filme?? logo no inicio do filme passa uma frase que n me lembro muito bem, mas que tinha a ver com o facto de ser muito mais fácil derrubar uma civilização, quando nela já existem muitas discórdias internas.... ou seja quando não existe organização nem união... neste caso acho que seria fácil haver essa união, porque andamos todos ao mesmo... é bom que hajam discórdias, mas numa de debate, com respeito, com ouvidos para ouvir as ideias e discutir de forma salutar... porque precisamos todos uns dos outros e não é nada bom existir estas discórdias... acho que devemos zelar todos por um bom ensino, porque amanha vamos ser médicos, precisamos de estar bem preparados... e não isso que tem acontecido, acho eu, e a opinião deve ser unânime, então devíamos partir para uma de discussão do que é que podemos fazer para alterar as coisas, mas de uma forma racional, pensada e ponderada, antevendo os riscos e as consequências, mas também os benefícios e as vantagens do que quer que possamos vir a fazer...

bom só pra dar um último exemplo...
tiveram tempo para estar mais ou menos ao ocorrente daquilo que se passou com a greve dos pescadores e dos camionistas?! a gente se quiser temos muito poder, as pessoas é que andam desunidas, guerreando umas com as outras, metendo as culpas neste ou naquele,prendendo os ladrões que roubam pra comer, enquanto que a gatunos de "classe" nunca lhes acontece nada.... a policia neste momento está tão trôpega que serve apenas para servir o estado... as brigadas de transito param o transito só para ver se os "pequenos" que trabalham levam as facturas, pagam os selos dos carros, este e aquele imposto, imposto pelo estado! depois é multas, é isto e aquilo... quando são casas assaltadas, indivíduos roubados, isto ou aquilo da população, pouco ou nada fazem... ando pelas ruas de Lisboa, sujeitos vendem droga e perguntam se quero ou não, mesmo à frente dos guardas e nenhum faz nada... são coisas que não dá lucro ao estado... depois sim multas é que dá! o rebanho precisa de andar "nas linhas", manda o estado pela polícia...!

mas reparem que apesar de tudo temos poder, os camionistas foi um bom exemplo disso... No entanto quantas pessoas que não-camionistas os apoiaram????!! poucas ou nenhumas! foi tudo a correr feito lambusões encher os depósitos dos carros às gasolineiras... se eles pararam parava o pais com eles!


bem é tudo,
abraços a todos os colegas!

Anónimo disse...

Ola! Sou aluno e tal como voces tenho algo a sugerir: quem critica a CC e acha que o seu trabalho não está a ser bem realizado que se candidate para o ano =)

Não critico a cc mas no dia em que o fizer contem comigo para estar a trabalhar lá.

Abr

Anónimo disse...

"aliás se um colega vem para aqui, dá o nome para escrever um comentário, a seguir é logo criticado e derrubado, eu nunca mais escrevo então dando o meu nome, porque assim já ninguém me pode deitar abaixo, porque não tou pra isso... acho injusto..."

Não me parece que a base de críticas a outros comentários no fórum esteja minimamente relacionada com o nome ou o "anónimo" que por lá aparece... mas sim com o conteúdo do comentário em si. Quanto às críticas, isto é um fórum de sugestão, de debate ultimamente e, claro, de críticas... portanto desde que não passe ao insulto pessoal gratuito porque não? Se algumas pessoas discordam de outras porque não?

“a minha sugestão era que se faça um só site, para não se dispersar informação, onde possam ser colocadas estas informações formais e certinhas, mais tb uma secção onde pudesse haver partilha de ideias, opiniões pessoais de todos, sugestões construtivas, união entre todos, embora virtual, pois na realidade, o sistema está mesmo montado para que a gente nem tempo tenha para nos reunirmos todos enquanto ano....”

Acho que beneficiávamos mais se utilizássemos um fórum em vez do blog… mas não como já aconteceu com os dois em simultâneo, porque o fórum acabou por ficar pelo caminho… assim os próprios alunos podiam criar os seus próprios tópicos (opiniões pessoais já são possíveis, sugestões construtivas isso depende de cada um…). Quanto à união entre todos, obviamente isso não está dependente do meio virtual de comunicação utilizado, para algumas coisas existe naturalmente outras nem tanto, é a vida… e tb ainda bem porque, com certeza, ninguém quer uma união entre os alunos “artificial” ou mesmo hipócrita… Quanto a maior comunicação com a CC, de acordo a 100%!

Quanto aos camionistas, uma situação MUITO COMPLEXO… tem o direito a protestar, mas será que um pequeno grupo de indivíduos tem o direito de parar completamente o país por si só?

Anónimo disse...

sim é isso talvez o fórum fosse melhor.. eu até gostava do fórum, mas depois temos outro problema que tb o blogue não responde, um local para guardarmos conteúdos de estudo, que fique fácil de ver, o que se tem feito quanto à divulgação das desgravadas, por exemplo, é uma boa ideia, mas fica sempre noutro site,... mas pronto isto já é tema para outra conversa... a CC podia colocar um tópico a dialogar qual seria a melhor forma de contacto entre todos, em termos virtuais, porque sim, é preciso contactos reais, entre o ano todo, RGAs, festas, dia-a-dia, etc., mas a net seria uma boa base de contacto e de divulgação de ideias (mas pronto isto tudo já é estar a fugir aos temas deste post, seria talvez tema para se discutir nas férias para o próximo ano correr melhor)

quanto aos camionistas, quererás dizer que existem pessoas contentes com este ano lectivo? e que por causa desses não devemos usar meios menos diplomáticos para mudar as coisas? bem eu acho que é unânime entre todos que as coisas não estão da melhor forma, mas foram feitas cartas pela CC, não é, houve aquela RGA para se enviar as nossas criticas, mas será que eles nos ouvem dessa forma diplomática? eu penso que pouco... será que temos de partir para outras formas? e o que queremos, como queremos que sejam feitas as coisas? também temos de ver isso, estudar isso...

mas quanto aos camionistas em particular.... nós vemos que o pais está mal, e que todos sofrem com o mesmo, acho eu, se eles pararam, parava tudo! tudo tudo não digo, hospitais e isso deviam estar assegurados, mas pronto o descontentamento deveria de ser mais generalizado, ou pelo menos haver um apoio nas ruas, haver visibilidade... eu por acaso vi um pano numa rotunda a dizer: "camionistas, o povo português está convosco.", mas foi só um pano... bem eu tb tou a falar e nada fiz... lol


mudando de assunto.... o que aquele anónimo disse acima está correcto, se alguém tem criticas a fazer à comissão que se junte a ela, ou que se candidate pro ano... porque estamos todos no mesmo barco... mais vale apoiar ou alertar do que fazer criticas ferozes que só geram mais criticas....

é a lei da acção-reacção, se criticas ouves criticas de seguida! se dizes bem, ouves bem de seguida... se dás sugestões numa de querer colaborar és bem recebido e as coisas andam para a frente...

não queiramos nós cair em discursos políticos, em politico-fraseares-ilusórios, em que estejamos persistentemente a dizer mal uns dos outros: e depois uns é que têm razão, e depois mais tarde outros é que têm razão, e depois é o que é, os políticos gastam 80% do tempo a dizer mal uns dos outros (eu já contabilizei! lol) e apenas 5 a 10% do tempo apresentando sugestões e coisas úteis... e há debates que nem isso...


bem abraços

Anónimo disse...

"Quanto aos camionistas, uma situação MUITO COMPLEXO… tem o direito a protestar, mas será que um pequeno grupo de indivíduos tem o direito de parar completamente o país por si só?"

Estava apenas a referir-me unicamente à situação dos camionistas sem tentar fazer qq paralelo com a nossa situação, que acho bastante distintas.

"quanto aos camionistas, quererás dizer que existem pessoas contentes com este ano lectivo? e que por causa desses não devemos usar meios menos diplomáticos para mudar as coisas?"

E obviamente que não e não!

Unknown disse...

Eu gostava de sugerir aos anónimos que discutem por estas bandas que, já que não se querem identificar, arranjassem nomes fictícios!
Ponham uns nicknames nesses comments, gente! Facilitava um bocadinho a leitura disto e a a troca de ideias!
Boa?

Já agora, aproveito para dizer que há por aqui gente com ideias estranhíssimas...!
Haja diversidade de opiniões!

Anónimo disse...

O ambiente universitário é naturalmente e altamente politiza... só pode ser, e ainda bem que o é... daí que não é possível ignorá-lo...

“é a lei da acção-reacção, se criticas ouves criticas de seguida! se dizes bem, ouves bem de seguida... se dás sugestões numa de querer colaborar és bem recebido e as coisas andam para a frente...”

Isto soa-me um bocado ao “Segredo"... logo numa semana em que um dos autores passou por Portugal XD (para quem não sabe é um livro de auto-ajuda com uma “filosofia de vida” barata). As críticas não devem ser “criticadas” por serem críticas ou por quem são dirigidas (à CC ou outros alunos), mas quanto à sua justiça, ao valor dos argumentos. Aliás o que seria de nós sem espírito crítico???? Eu compreendo que queiras e não me parece sem valor pôr alguma água na fervura... mas de facto as preocupações levantadas por mim e outros colegas não me parecem de todo injustas e se o forem, argumenta porque o são. A questão prende-se com o dossier e a sua divulgaç... com o que me parece ser o mero direito à informação e o motivo pelo qual não temos acesso a esta (chamar-lhe guerrilha é desvalorizar os argumentos apresentados). Pedir para não se chatearem, não fazerem barulho, não desunirem o primeiro ano é um pedido bastante ingénuo e desvia o foco da questão principal que se quer resolvida. Parece-me que voltamos à questão antiga... quem tem críticas (que em si não tem NADA de mal) que deve fazer com elas? Substitui-las por sugestões (estas não pressupõe uma crítica por trás?)? Calar-se e não fazer ondas? Suck it up??? Ou logo em primeiro lugar não as deve ter??? A sério que não percebi o teu comment... qual a alternativa razoável? Dizes que mais vale apoiar ou alert... o primeiro não é solução e o segundo não se aplica.

E quem faz críticas não necessita de concorrer para a CC do próximo ano para ver se faz melhor... é um bocado previsível e imaturo. Os elementos da CC estão numa posição dificílima já o disse, e agradeço-lhes sinceramente por se terem voluntariado, pelo bom trabalho até agora, e pelo que neste momento deve ser um grande fardo de aturar... Mas esta questão e o levantar da questão do dossier não põe em causa tudo o que está para trás... pelo menos não da minha parte... mas acho que os alunos merecem uma explicação substancial mesmo se contrária à divulgação do dossier. Lamento mas tenho mesmo que insistir neste ponto mais uma vez... neste momento uma solução para isto que se arrasta depende da CC. E argumentos como os que se seguem são ruído de fundo;
“Calem-se e vão estudar”
“Calem-se porque estamos quase de férias, é verão, está sol, não se chateiem…” (sempre é uma alternativa mais agradável…)
“Não critiquem porque é a CC e isso por si só basta”
“Não se chateiem entre vocês…”
“Passem para cá coluna vertebral e espírito crítico…” ou variação mais comum “Não se critica que é feio!!! (justamente ou não... é ignorável)”

Anónimo disse...

politizado*

Unknown disse...

Anónimo último, dava um jeitaço mesmo que desse para saber qual dos anónimos és e que outros comments é que te pertencem! Se não quiserem ser criativos e inventar uns nicknames, ao menos numerem-se!

Já agora, acho que esta tua tirada foi para mim:
« argumentos como os que se seguem são ruído de fundo; (...) "Calem-se porque estamos quase de férias, é verão, está sol, não se chateiem…” (sempre é uma alternativa mais agradável…)»

Acho incrível como até os comments mais inocentes chegam a ser alvo de críticas e ironias neste blog!

Recordo que o que eu disse foi:
"Que ânimos tão exaltados! O que os exames fazem às pessoas...
Amiguinhos, vamos ter calma, que já é verão e estamos quase de férias! xD

22 de Junho de 2008 4:15"

1º- Recordo que disse isto numa altura em que já havia aqui gente a chamar "colegas de merda" uns aos outros. Parece-me que a troca de insultos é dispensável. Não sei, digo eu...


2º- Obviamente que acho desejável a troca de opiniões, críticas e sugestões. Aí estamos de acordo. Agora acho é que a argumentação não invalida o mútuo respeito. Chamar ruído de fundo a quem apela ao diálogo mais construtivo não traz nada de interessante à conversa.

3º- Passa pela cabeça de alguém que nesta altura não tenhamos todos imensas questões que nos preocupam?! Meus amigos, estamos todos no mesmo barco! Os histerismos, alarmismos e ódios de estimação não ajudam em nada!

4º- Gostava de dizer mais umas coisas, mas agora não me apetece!

Cumprimentos a todos

Já agora, IDENTIFIQUEM-SE NOS COMMENTS QUE FAZEM!

Anónimo disse...

Lélio tens razão.. é boa ideia, inventem um nick, o meu vai ser "júpiter" e anónimo último também tens razão em algumas coisas....


"andam por aqui umas ideias "estranhíssimas" quais??

Anonimo ultimo Lol

A lei da Acção-Reacção é uma das leis de Newton, 3ª Lei se não me engano, não sei se aprenderam isto na físico-química, mas eu aprendi, e acho que ela é extensível a outras coisas, como o exemplo que dei.... A lei a que te referes é a Lei da Atracção, lol, essa sim vem descrita no livro, o Segredo, que já o li, obrigado... Até nem achei filosofia barata, algumas coisas são interessantes, outras não, mas a certa altura o livro é uma seca, tá sempre a repetir, mas ok...


Sim malta que haja espírito crítico! Vocês aprenderam o que é o espírito crítico na Filosofia??? Espero que sim, bem a minha professora estava sempre a dizer que nós tínhamos de desenvolver o espírito crítico, lol, eu na altura ficava a pensar porque é que ela insistia tanto nisso.... lol, mas ok, espírito crítico é o que se pretende, não se quer um espírito destrutivo NEM ESPÍRITO DE CRITICA, como chamar colegas de merda, etc., isto sim é uma merda, sim... isto não é espírito critico, não é espírito destrutivo, não é espírito de critica não é nada.. mas ó colega eu entendo o seu estado de ânimo e entendo aquilo que disse, não a estou a criticar por ter dito "colega de merda", aconteceu, pronto, não vamos falar mais no assunto e peço desculpa estar a referi-lo mas é só pa dar o exemplo....

o espírito crítico pressupõe o espírito reflexivo, a busca pela verdade, ao progresso da mente, aliás eu coloco aqui umas definições muito interessantes:

"Espírito crítico é a atitude amadurecida do homem que busca com seriedade a verdade, suprema virtude da mente.

O ESPÍRITO CRÍTICO pondera razões, confronta motivos, busca o desvelamento da verdade, que tranquiliza as exigências da razão, dissipa as trevas da ignorância e promove o progresso da mente.

O ESPÍRITO DE CRÍTICA é o espírito de contradição. O espírito de crítica é o indício de uma desorganização mental, de uma superficialidade irresponsável que conduz ao cepticismo, à inanição; nasce do nada e não conduz a coisa alguma, ou nasce da inquietação pessoal e conduz à inquietação de muitos."

perceberam? interessante a filosofia---

Anónimo disse...

Bem só fazer uma correcção, eu acho que, talvez, o espírito de critica seja também importante, desde que não se entre em comentários "sujos", mas pra resolver as coisas, precisamos mais de espírito crítico...

vá vamos lá lol

Anónimo disse...

Só mais uma coisa, eu ia propor o seguinte....


Uma vez que nesta altura do campeonato não se consegue alterar nada, ou quase nada, pelo menos a Bioestatística, não sei como é que anda isso, acho que, para já, o melhor é a gente concentrar-se nos exames e fazer o nosso melhor e marcar-se desde já uma RGA no último dia de exames, logo a seguir aos exames, eu sei que que isto deve dar trabalho aos da CC, mas podíamos fazer uma cena mais informal, ou então marcar para a segunda-feira a seguir, para termos tempo de em casa reflectirmos de forma séria sobre todo o segundo-semestre e podíamos abordar na RGA os seguintes tópicos:


- Balanço crítico do Segundo Semestre;

- Debate profundo sobre o 2º Ano;

- Questões de turmas e horários;

- Escolha da melhor interface virtual entre a CC e os alunos, se site, se blog, se fórum, se, ..., enfim, hajam sugestões!

- ... entre outros assuntos que não me ocorrem agora.


Dessa RGA poderia sair eventualmente, e era bom, um documento para entregar ao Director, ao pedagógico, etc.


O que acham?! é claro que estas sugestões não vão chegar a quase ninguém, é nisto que este blog da CC falha... acho que temos de alterar isto...

um abraço
Júpiter :p

Anónimo disse...

nem que a gente tenha de faltar ao primeiro dia de estágios... eu acho que isto era muito importante, ou então fazer a reunião logo depois dos estágios, mas nessa altura é difícil reunir o pessoal todo... Acho que o melhor era mesmo no último dia de exames, depois do exame de Módulo I.II. no dia 4 de Junho... O que acham?!? é o melhor dia para nos juntarmos todos..

Anónimo disse...

concordo com algumas coisas k dizes, jupiter,

mas sem dúvida que faltar ao 1º dia de estágios NÃO pode ser uma opção!

Anónimo disse...

ESTÁTUA DO EGAS DESVENDA O FUTURO AOS ALUNOS DO 1º ANO

"O tempo passa
e lembras com saudade
o saudoso tempo da universidade
foste caloiro,
és quintanista
já comes caviar
esquece o alpista

P`ra entrar na universidade
é preciso
prender o humor
na gaiola do riso
ter médias altas
hi-hon, ão-ão
zurrar, ladrar
lamber de quatro o chão..."

Letra de Sérgio Godinho (adaptada)

Então é assim, vou explicar-vos "step-by-step" o vosso futuro académico:

1. Estudar e levar porrada de criar bicho.
2. Berrar e choramingar porque levaram porrada.
2.1 Exigir manifestações, greves, tentar fugir da faculdade, eu sei lá!
2.2 Neste passo, alguns dos vossos líderes, embuídos de um espírito juridico-burocrático, de advogado frustrado/ aluno bem comportado, vão refrear os ânimos, e sugerir "seguir as vias hierárquicas", "escrever cartas a quem de direito", "fazer reuniões o Professor X", que é um porreiraço e vai resolver tudo. É a confiança na providencial "bondade e sapiência dos superiores".
2.3 Nada acontece em tempo útil, a burocracia tentacular sufoca qualquer movimento.
Vocês continuam a levar porrada, a choramingar, a estudar e a levar mais porrada.
Alguns caiem mas a maioria safa-se: e vivam as férias, que pró ano há mais!
3. Começa outro ano e o ciclo repete-se, uma e outra vez...a mesma choraminguisse, a mesma falta de ACÇÕES CONCRETAS DE PROTESTO, a mesma conversa da treta juridico-hierárquica...
4. Levam porrada no coiro e pedem mais! Ganham gosto em levar porrada, pensam: eu resisto muita bem, sou muita bom!
5. Já falta pouco para acabar o curso, para quê chatear-me?: é só mais uma forcinha.
5. MACACOS ME MORDAM SE VOCÊS ALGUMA VEZ FIZEREM ALGUMA MANIFESTAÇÃO, COMUNICADO DE IMPRENSA OU QUALQUER ACTO PÚBLICO DE INDIGNAÇÃO, A ÚNICA COISA QUE ELES TEMEM E A ÚNICA FORMA DE OBTEREM ALGO.

Porque isto é verdade e este é o vosso futuro, que me cresçam mamas se estou a mentir!

Anónimo disse...

Deves ter um par de mamas neste momento que até deve dar gosto ver... lol

Anónimo disse...

lol muito bem...

O que sugeres então que se faça ó anónima? a questão passa por, ou mudar estar estruturação curricular, ou passar para a antiga, ou inventar-se outra... o que também podíamos fazer era tentar que os exames fossem separados... e mais tempo para estudar, menos disciplinas por semestre e maior qualidade lectiva...

sei lá, temos de pensar em alguma coisa para reivindicar, não é só dizer que isto tá tudo mal...

Anónimo disse...

Lélio não estava a criticar o teu comentário antigo e apenas o aproveitei para referir o tipo de argumentos que tentam silenciar ao desvalorizar tudo. Acho perfeitamente válido pôr “água na fervura”, o que tu fizeste, e devia ter sido mais explícito no que queria dizer, até achei piada ao comentário em questão. Em vez disso, transpareceu algo completamente contrário, por isso desculpa.

Quanto ao comentário revelador do nosso futuro pela estátua do Egas ( XD ) achei um piadão especialmente o “Porque isto é verdade e este é o vosso futuro, que me cresçam mamas se estou a mentir!” ( XD ), que com certeza não terá ainda porque está a dizer o percurso quase natural de praticamente todos os alunos do ensino superior (alguns cursos estão piores que outros, mas em geral, o ensino superior português é uma dor de cabeça, especialmente agora com a confusão de Bolonha…).

Acho que uma RGAno era mais que bem-vinda para discutir os pontos referidos mas uma MANIFESTAÇÃO, COMUNICADO DE IMPRENSA OU QUALQUER ACTO PÚBLICO DE INDIGNAÇÃO é de facto o mais assustador para os dirigentes do curso/FML e, portanto mais eficaz.

P.S.: Fui o único surpreendido com a quantidade de colegas que chumbaram na avaliação prática de um dos componentes de módulo II? Cerca de 50 se contei bem. Quantos serão os alunos que passarão para o 2º ano com bagagem do primeiro? E isto nem referindo os que desistiram e os que já sabem que chumbaram… Acho que é óbvio que algo está em falta…

Anónimo disse...

a continuar assim, nenhum de nós chega ao 6º ano!...

Unknown disse...

Ora essa, anónimo penúltimo!
Amigos como antes!

Confesso que também acho piada a algumas coisas que se lêem por aqui!

Também fiquei chocado com a quantidade de gente que chumbou à prática de alguma das três disciplinas. Não tinha mesmo noção da situação!

Cumprimentos a todos

(Volto a pedir: IDENTIFIQUEM-SE! Se não fôr com o nome verdadeiro, que seja com um nickname! Pessoalmente, preferia saber mesmo quem são as pessoas que vão deixando aqui os comentários, mas ok!)

Anónimo disse...

pois é, chumbou muita gente a Módulo II,
e ainda ninguém está livre de chumbar o ano... só mais uns créditozinhos...

como é que podemos continuar a aceitar isto?...

Anónimo disse...

Parece inacreditável..passei dois sem vir ver o blog e tenho tanta coisa para ler... mas mais inacreditável é que praticamente nada se aproveita do que foi escrito. Entre politiquices, em altura de eleições, ataques despropositados porque não se tem coragem de dizer as coisas na cara, e muito devaneio, aparecem algumas ideias concretas. É necessário que: a) os alunos estejam (sejam) informados do seu presente e futuro; b) lutem em conjunto por interesses comuns. Portanto, pede-se que quem está por dentro do dito dossier (seja CC ou qualquer outro aluno, de qq ano) torne publico o mesmo (não se trata de semear o pânico mas de 1º, todos estarmos em pé de igualdade, 2º muitas cabeças pensam melhor do que algumas e as ideias de alguns podem não ser suficientes para solucionar os problemas de 300. Pede-se também à CC que tudo aquilo que aconteça em pedagógico venha a ser divulgado aos alunos, pois são estes os interessados. Quanto a mim é vergonhoso para a CC divulgarem só agora que no início do 2ºsemestre haviam tentado alterar a questão dos créditos (lembrem-se que o melhor trabalho não se fica por fazer mas por divulgá-lo, desta forma evitam ouvir coisas desagradáveis e prestam o melhor trabalho possível porque os alunos não se podem queixar de que nunca ouviram falar de tal...). Atenção, este comentário não é um ataque pessoal aos membros da CC, até porque não os conheço nem sou aluno da fml, mas é um comentário de uma pessoa atenta, também frequentadora do ensino universitário que espera poder contribuir de forma positiva para que as coisas se alterem.

bom estudo! lembrem-se de que estão em época de exames, e não só de lutas...

Anónimo disse...

LOL

Anónimo disse...

ena!!
o nosso blog já é visitado e comentado até por pessoal de fora da FML!

próxima paragem: TVI
(já não era sem tempo...)

Anónimo disse...

wtf?

Anónimo disse...

este blog é um manual de poesia... fantastico escreve-se mesmo bem :P vamos mas é a luta; vamos mas é derramar sangue na fml :) po ano nao papo as merdas que papei neste ano. Mais uma coisa: nao assino o meu comentario pk tenho medo, já vi que no 1º ano há pessoal mt agressivo

Anónimo disse...

BOOOOOHHH!!!