quinta-feira, 1 de maio de 2008

Estágios

Caros colegas!

Eis que, finalmente, chegam novidades acerca dos estágios, ou, mais concretamente, acerca de um deles.
O estágio em Centro de Saúde será designado por "Prática de Saúde na Comunidade", pelo que este ano frequentaremos o nível 1 (PSC1), a dar continuidade no nosso 2º ano (PSC2).

A comissão de curso será responsável por dividir o ano em duas metades (segundo critérios a definir posteriormente), sendo que uma metade realizará a PSC1 enquanto a outra realiza o estágio em cuidados de enfermagem nas primeiras duas semanas, ao fim das quais os grupos trocam e o que estava a realizar um dos estágios realizará o outro nas duas semanas seguintes.

Cada aluno terá que realizar um relatório durante o estágio, a ser entregue ao médico tutor que lhe for atribuído, no último dia do mesmo. A classificação não será quantitativa, mas sim qualitativa: aprovado/não aprovado. A aprovação no estágio depende da assiduidade e da aprovação do relatório. A aprovação ao Módulo III.II. depende da aprovação no estágio.

No que diz respeito a faltas mantém-se o mesmo regime aplicado para as aulas: 1/3 da carga horária. As horas de contacto para o estágio são 52, o que significa uma média de 5h por dia. Contudo, o horário do discente dependerá do seu médico tutor, podendo ser ajustado por este.

Durante a realização deste estágio, o aluno, juntamente com o seu médico tutor escolherá uma família acompanhada por este último. No relatório esta família terá que ser alvo de caracterização, e será a família que o aluno vai acompanhar durante a realização da PSC 2, no 2º ano.

Cada aluno terá a possibilidade de realizar o estágio no Centro de Saúde da sua área de residência. Para isso terá que se deslocar ao mesmo e falar com o médico que o dirige.Explicará a situação, manifestando vontade de realizar este estágio, obrigatório no seu plano de estudos, naquele Centro de Saúde, e apresenta uma carta da faculdade e um documento explicando no que consiste a PSC1. O contacto com o director do Centro de Saúde terá que ser realizado pessoalmente, pelo aluno. O aluno não pode escolher o seu médico tutor. Apenas o Centro de Saúde.

Alunos dos distritos de Lisboa e de Setúbal não poderão efectuar este contacto, visto que a faculdade possui já uma lista dos Centros e médicos que vão tutorar esta actividade nestas áreas.A estes alunos a atribuição do local/tutor do estágio será realizada posteriormente, com critérios a definir mas os mais justos possíveis. Alunos da Madeira também não poderão realizar este contacto devido ao facto de o número de alunos da UMa a realizar este estágio, ser já elevado o bastante. Averiguaremos também posteriormente a existência de alternativas para estes alunos.

Assim, o contacto com o Centro de Saúde é urgente, e caso o director do mesmo se mostre receptivo, os alunos têm até dia 13 de Maio para enviar um e-mail para a CC com o seu nome, nº de aluno, nome do director de Centro de Saúde e morada do Centro de Saúde, sendo que os demais contactos que assegurarão a realização do estágio nesse local serão realizados pela faculdade.

No dia 14 de Maio, toda a informação que nos chegar será entregue ao Instituto de Medicina Preventiva, responsável pelas PSC1 e PSC2, pelo que não seremos tolerantes com atrasos nos envios.
Após a recepção de um e-mail desta natureza a CC responderá acusando a recepção para que fiquem seguros da entrega dos vossos dados. Não seremos também complacentes com mudanças de ideias.

Quem pretender realizar o estágio na área de residência não o poderá alterar posteriormente para Lisboa, da mesma forma que, de quem não recebermos e-mail até dia 13, ficará colocado num Centro de Saúde nos distritos de Lisboa ou Setúbal. P

edimos para que alunos sem disponibilidade para realizar este estágio nestes moldes ou nesta altura, como trabalhadores estudantes, por exemplo, nos enviem também um e-mail explicando a situação, devidamente justificada. Por enquanto a CC não assegura qualquer regalia a estes estudantes e este pedido destina-se, para já, para efeitos de contabilização.

Em anexo seguem: a carta de apresentação ao director do Centro de Saúde e o documento explicando no que consiste a actividade.

Anexo: http://www.box.net/shared/573rjjv4c8

Qualquer dúvida já sabem! ;)

Cumprimentos,A vossa CC =)***

52 comentários:

Anónimo disse...

Óptimas notícias!!
A minha questão prende-se com o facto de, ao falarmos com o director do centro de saúde, se ele terá de nos escrever algo que confirme que nos deixa estagiar no seu centro de saúde.
Obrigada pela atenção :)

Anónimo disse...

Não há mesmo maneira de o prazo ser prolongado? É que é complicado estar durante a semana no nosso local de residencia para falar com o director do centro de saúde. e nesse espaço tão curto de tempo ainda pior.
Mas ok... ja é optimo termos estas informações! nunca mais é julho!!!

Anónimo disse...

tentem responder o mais depressa possivel á questão que a ana sofia colocou pk acho k isso é uma duvida geral...é preciso o director escrever algo a confirmar k vamos ficar lá a estagiar e se sim o k exactamente??

Anónimo disse...

ja agora isso é so em relaçao aos centros de saude n é ? em relaçao aos cuidados de enfermagem tb sera possivel fazer na area d residencia ?

Anónimo disse...

nao podem mesmo alargar o prazo? isso são boas notícias mas para serem dadas com antecedência porque com os horários que nós temos torna-se complicado...

webmaster CC FML disse...

Olá outra vez!

No que diz respeito ao contacto com o director do Centro de Saúde a informação que temos é de que não é necessário nenhum documento.
A oficialização do contacto será efectuada pela faculdade, ao entrar posteriormente em contacto com o mesmo.

Quanto ao prazo é impossível ser alargado visto ser necessário fazer as distribuições dos restantes alunos, resolver problemas emergentes, contactar com os directores dos centros de saúde, providenciar tutores para todos...
Um conselho pessoal para os que moram longe...liguem a marcar reunião, por exemplo, para evitar uma ida a casa em vão. :/

Quanto ao estágio em cuidados de enfermagem será impreterivelmente realizado em 4 hospitais de Lisboa.

Cumprimentos,
A vossa CC**

Anónimo disse...

qt a escolha de ser na 1a ou na 2a quinzena o estagio no centro de saude/enfermagem. se puderem, nao façam aleatoriamente. eu tenho preferencia. se for possivel combinem um dia pr as pessoas escolherem. obrigada

Anónimo disse...

bom dia

Teem a certeza k o estgio de enfermegem tem d ser feito em lisboa? é k a carta k levamos para falar com director do centro d saude diz k o estgio será efectuado entre 7 julho e 1 de agosto no centro d saude no local de residencia... e para tratar já disto convem termos a certeza quando falarmos com as pessoas...

cumps :)

Anónimo disse...

Olá
quando se vai saber qual a ponderação da nota de tronco comum com a de sbv?

sabem alguma coisa sobre opcionais do 2ºano?
e as opcionais em setembro?
se puderem, pf disponibilizam informação que tiverem a respeito

cump

Anónimo disse...

Espero ter percebido bem esta noticia, para quem vive na área de Lisboa não terá de fazer nenhum contato com o centro de saúde não é? Será que nos poderão colocar no centro de saúde mais próximo de onde vivemos?

Isy disse...

Não há maneira nenhuma dos alunos da madeira estagiarem lá? é que os alunos da UMa não são assim tantos e até existe um consideravel quantidade de centros de saúde na ilha, nem que seja no norte da ilha onde quase ninguem quer por os pés!
Além disso os alunos que estão na madeira mas não são de çá provavelmente gostariam de estagiar perto de casa. Julgo que poderiam "trocar" ou algo parecido.
ObrigaDA pela atenção!!

webmaster CC FML disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
webmaster CC FML disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
webmaster CC FML disse...

- Relativamente à carta que deverá ser entregue ao director do Centro de Saúde a contactar, onde consta que o estágio decorrerá entre 7 de Julho e 1 de Agosto, refere-se ao facto de poder decorrer durante as 2 primeiras semanas ou as 2 últimas dentro deste prazo (se acharem pertinente, prestem este esclarecimento aquando do vosso pedido de estágio);

- Quanto aos alunos que residem na área de Lisboa não têm de facto que realizar qualquer contacto com o Centro de Saúde. Posteriormente, quando tivermos conhecimento de quais os alunos que efectivamente realizarão o estágio nesta área, tentaremos que sejam distribuidos da forma mais justa possível;

- Como resposta à Isabel, tal como referimos no post/mail tentaremos averiguar alternativas para os alunos que residem na Madeira e se encontram a estudar em Lisboa, ou vice-versa, embora não possamos garantir quaisquer alterações ao que ficou para já decidido;

- No que respeita às optativas de 2º ano continuamos sem quaisquer novidades além das que já tinhamos divulgado.

a CC*

Anónimo disse...

nao é possivel esclarecerem melhor como vao ser os criterios, de distribuição dos alunos, que querem ficar em lisboa? é que eu para decidir se vou pr o meu local de residencia ou nao, gostava de ter uma melhor noçao de como vao funcionar as coisas s ficar.
obrigado

Anónimo disse...

nos vamos ter Frances como opcional (obrigatoria) no 2 ano? ha alternativas?

Anónimo disse...

onde estão as apresentações das aulas teoricas de anatomia?
cump

Anónimo disse...

eu acho q deveriam ser os alunos a escolher em q semana ficam no estagio nao?

Anónimo disse...

como é que sabem isso do francês? :x

Anónimo disse...

aos alunos que estao agr a fazer desgravadas de fisiologia, peço um esforçozinho de tentar entrega las. a oral esta ai a porta!
obrigado

Anónimo disse...

acho incrível como é k há pessoas k sabem o k é k vamos ter no 2º ano... eu pelo menos não sei de nada... se quiserem partilhar a fonte, não hesitem

Anónimo disse...

atraves do site da faculdade vais ao site dos serviços academicos, la procuras o plano de estudos do mestrado integrado em medicina. ta la! mas nao especificam. so dao os nomes dos modulos.
cump

Unknown disse...

Sou dos açores e quero estagiar lá. Sabem se é possível ou onde posso ter essa informação?
Cumprimentos

webmaster CC FML disse...

Olá colegas!

No que toca à distribuição dos alunos dos distritos de Lisboa e Setúbal pelos centros de Saúde, os critérios ainda não estão estabelecidos, e não nos será possível fazê-lo antes de sabermos que estagiará na área de residência, até porque não dispomos ainda (nem o instituto) da lista definitiva de médicos disponíveis.

Quanto à quinzena em que cada aluno realizará o estágio iremos atribuir critérios de forma a que possam escolher.

Em resposta ao André, sim, é possível estagiares lá. Tens que te dirigir a um centro de saúde (provavelmente o mais perto da tua residência) e expor a tua situação, mosatrando-te portador da carta e do documento que disponibilizámos. (No teu caso, que implicaria uma viagem, certamente não haverá problema em enviares uma carta ou em um familiar fazer o contacto). Contudo não te esqueças dos prazos!

Cumprimentos,
A vossa CC =)*

Anónimo disse...

Esta semana já temos Teoricas / Praticas de Genetica ?

Anónimo disse...

Sim, começam esta semana. A primeira aula teórica foi ontem, 5 de Maio, às 12h - 13h.

Anónimo disse...

como é que se chega ao site dos serviços académicos?

Anónimo disse...

http://fm.academicos.ul.pt/netpa/DIFTasks?_AP_=2&_MD_=1&_SR_=123&_ST_=1

Anónimo disse...

Foi comunicado numa aula de anatomia que tinhamos acesso aos slides dos profs!
ALGUEM me pode dizer ONDE estão as apresentações das aulas teoricas de anatomia?
obrigado
cump

Anónimo disse...

Não sou de Lisboa, mas preferia ficar por cá. É possível não fazer o estágio no local de residência? Se o fizer em Lisboa, terá de ser ao acaso?

Anónimo disse...

Não é por nada, mas já alguem reparou que se chumbarmos no teste de bioestatística, chumbamos o ano?! Qual é a lógica disto??

Anónimo disse...

Realmente nao faz sentido nenhum, e eu ca pessoalmente ainda nao apanhei nada de bioestatistica ...e será que vai haver uma 2ª chamada ? nao acredito que haja gente a chumbar de ano no dia 16

Anónimo disse...

pois, por acaso eu gostava de saber se a comissão já marcou com os professores de bioestatistica, e já agora de fisiologia tambem,
datas para a 2ª FASE DA AVALIAÇÃO PRÁTICA destas disciplinas.
é k isso parece-me imprescindível,
um vez k ESTAMOS EM VIAS DE CHUMBAR O ANO

alguém k responda, por favor

Anónimo disse...

É obrigatório que o estágio seja no local de residência ou em Lisboa?

Não pode ser noutro local por nós escolhido?

Anónimo disse...

O ensino da disciplina de bioestatística é ridículo... as aulas teóricas não servem para nada e as téórico-práticas são dadas tendo em conta que os alunos perceberam as primeiras... Eu também não apanhei nada da matéria ainda, mas é um facto inegável que a faculdade não se pode dar ao luxo de chumbar uma quantidade significativa de alunos... é necessário abrir novas vagas para o ano que vem e a faculdade tem uma reputação a manter...
Como tal, se no teste de bioestatística existir uma quantidade significativa de negas podem contar com uma qualquer “acção” que não deixe transparecer a ineficácia dos métodos de ensino, bem como a incompetência dos docentes envolvidos... O que acho mais incrível é que durante anos e mesmo hoje, e sei-o por falar com ex-alunos desta faculdade, os alunos queixam-se praticamente dos mesmos métodos de ensino, dos mesmos métodos de avaliação, do mesmo excesso de matéria, das mesmas disciplinas, etc... E em vez de se verificar um melhoramento no ensino e uma melhor e mais realista organização do curso verifica-se apenas que a faculdade se tornou perita em mascarar a sua incompetência… ao passar alunos na oral de anatomia que pouco sabem (conheço pessoas que pouco mais fizeram que marcar presença e ficaram com um dez), ao realizar exames e testes de escolha múltipla para os módulos e disciplinas com maior probabilidade de chumbos em massa (alguém duvida que se o exame de módulo II.I fosse do estilo pergunta-resposta as negativas disparavam!?), ao estabelecer que a maior parte das avaliações são “student-friendly” (algumas com critérios ridículos, como em histologia, em que cada hipótese de uma escolha múltipla vale 0,3, sendo possível o aluno não marcar uma única cruz, recebendo a cotação de todas as hipóteses erradas e nenhuma das hipóteses certas porque não as marcou!)… onde se avalia o verdadeiro conhecimento??? Se a avaliação fosse séria e levada às últimas consequências muitos alunos chumbariam, mas para isso acontecer a faculdade teria que sair deste ciclo de hipocrisia e seria obrigada a rever o curso…
Daí que tudo se resume a uma triste situação: a ter uma nota no teste de bioestatística próxima da média dos outros colegas de ano… Se for positiva, excelente! Se for negativa, então a faculdade irá encarregar-se de fazer todos os possíveis para passar os alunos… quer realizando uma segunda fase facílima, eliminando o carácter eliminatório do teste, etc... Claro que, como tudo, é necessário, ou pelo menos MUITO recomendável, estudar empenhadamente…
Como me disse um ex-aluno da faculdade, já médico formado, “aquilo lá é uma estupidez pegada, mas tu chegas ao fim e eles dão-te um diploma…” Interessante é ainda verificar que, naturalmente, o ensino superior deveria exigir mais dos seus alunos, mas o elevado grau de dificuldade deve-se em grande parte à incompetência da faculdade o que, obviamente, seria evitável...
Isto tudo para dizer que sim, toda esta situação do teste de bioestatística é ridícula e frustante, mas duvido que alguém chumbe de ano no dia 16 de Maio… havendo sempre a esperança dos docentes de bioestatística estarem minimamente cientes do estado em que, parece-me, a maior parte dos alunos se encontram, e decida realizar um teste fácil e com critérios de avaliação “originais”…

Anónimo disse...

Bom dia, sou o Ricardo Dias, aluno do 1º ano de Medicina e pretendia definir a minha situação acerca do local onde irei efectuar o meu estágio no centro de saúde. Faço parte do lote de alunos que reside no distrito de Setúbal e sei que à partida me será atribuido, automaticamente, um centro de saúde que fique nessa área de residência. Contudo, gostava de chamar à atenção para o facto de não ser a primeira vez que estou a integrar um estágio no centro de saúde. Isto porque no ano passado eu frequentei o 1º ano de medicina, apesar de ter desistido no 2º semestre por motivos de ordem pessoal. O que sucede é que no ano passado foi-me atribuido o estágio na unidade de saúde familiar (USF) de Santana e a verdade é que, apesar da distância da minha residência à referida USF ser menor que, por exemplo, para Almada, a disponibilidade e acessibilidade de transportes para Santana é menor que para Almada. O que quero dizer com isto, é que no ano passado só pude efectuar o estágio porque na altura tinha meio de transporte (carro) à disposição. O mesmo não irá suceder este ano visto que não tenho meio de transporte à disposição. Daí que gostava que me pudesse ser atribuído outro local de estágio. Gostava de saber se tenho permissão para contactar o director do centro de saúde da minha residência. Esta situação seria a mais cómoda para mim e seria uma forma de eu poder ter uma participação mais activa na saúde da minha própria área de residência. Contudo, se tal não for possível, não enjeito a alternativa de me ser atribuido um centro de saúde noutro local da margem sul ou mesmo Lisboa. É mesmo pela questão da acessibilidade dos transportes que estou a fazer este pedido. Eu utilizo os meios de transporte da Fertagus, que são aqueles que se encontram mais perto da minha residência. Para ir para Santana teria que ir através da TST e a paragem de autocarro que fica no trajecto para Santana fica a mais de uma hora a pé da minha casa.

Obrigado pela atenção,

Ricardo Pereira Dias nº 5640

(falei com a secretária do Instituto de Medicina Preventiva e ela disse-me para enviar um email para o instituto e outro para a comissao de curso para efectuar o meu pedido. Estou a enviar agora, e supostamente agora preciso de saber se o meu pedido levanta algum problema de ambas as partes, da comissao e do instituto...)

Anónimo disse...

Em relaçao a forma como as aulas de bioestatistica sao dadas de facto a nossa realidade é lamentavel . Eu ja andei num curso de tecnologias de saude , e o ensino desta disciplina na FML e lá nao tem nada a ver . As aulas praticas eram dadas com suporte a material fornecido pelos professores , powerpoints disponiveis aos alunos com toda a materia , e nao como na FML em que as teoricas sao dadas ao ritmo do professor e de alguns alunos.Nas praticas puxavam por nos , nao era simplesmente chegar a sala , sentar e contar que as 2 horas cheguem ao fim.Felizmente tenho os acetatos do outro curso para estudar , caso contrario duvido que consiga.Fala-se muito da qualidade de ensino e exigencia do universitario vs politecnico , mas parece que na FML o mais importante é despachar toda a materia ,esperar que os alunos passem e que para o ano venham mais .

Anónimo disse...

se não formos nós a mudar a FML, quem mudará?

é pena é k haja sempre pessoas k respondem 'parem de refilar e vão mas é estudar'... com colegas assim, não há revolução k avance...

Anónimo disse...

o prazo para dizermos alguma coisa dos estagios é dia 13 incluido?

obg

Anónimo disse...

è melhor a comissão começar a pensar em responder às duvidas que tem havido!!!!! até aqui tenho defendido o vosso trabalho, mas este semestre deixa muito a desejar.

Anónimo disse...

muito mesmo

Anónimo disse...

O problema não é o ensino da Bioestatística. É sim esta estupida reforma curricular que a faculdade inventou. Onde já se viu agrupar a histologia, a anatomia e a fisiologia 2 num semestre em simultâneo!!E onde é k resta tempo pa estudar bioestatistica??k chumbar implica estudar o ano!!

Anónimo disse...

chumbar o ano**

Anónimo disse...

porque é que não nos UNIMOS TODOS para mudar isto?!

webmaster CC FML disse...

Caros colegas,

Em relação aos estágios, logo que tenhamos informações obviamente que as partilharemos com todo o ano tal como fizemos até agora.
Se ainda nao apresentámos solução para muitas das situações, é porque ainda não nos foi dada informação que nos permita faze-lo.

Em relação a bioestatistica, a possibilidade de realizar um 2º teste pode e será falado com os responsáveis da cadeira, tal como será no caso de fisiologia.

A CC

Anónimo disse...

Como eu tenho visto que nao sou o unico a não concordar com o ensino da estatistica e sobretudo pelos rumores que andam por ai e que dizem que se chumbarmos ao modulo III.II, chumbamos o ano todo.. eu enviei este email à professora Carmo Fonseca.. já lhe tinha enviado um email a fazer um feedback sobre o 1º semestre e como ela pareceu-me receptiva.. decidi enviar este email. Nao falei primeiro com a comissao de curso, porque este blog parece que também nao é o melhor meio de comunicação e depois pessoalmente.. não conheço a maioria dos membros da comissão. Mas pronto aqui tá o email que enviei, espero que aquilo que eu disse entre em linha de conta com aquilo que voces também pensam sobre tudo isto..


Bom dia professora Carmo Fonseca, o motivo pelo qual lhe envio este email é devido à situação que me preocupa, não só a mim, como também à grande maioria dos alunos do 1º ano de Medicina: quem não obter aprovação no teste prático da área disciplinar de bioestatistíca arrisca-se a reprovar o ano apesar de obter aprovação ao restante das disciplinas. Todos os meus colegas dizem que devido ao facto de bioestatística estar integrado no modulo 3.2 e este ter, no seu conjunto, um numero de créditos muito grande, disseram-me que bastava reprovar neste módulo para reprovar o ano inteiro. Ora, se esta situação é, neste momento, verdadeira ou não, gostava de saber. Se for verdadeira, considero que não seja lógico que um aluno que reprove em anatomia, histologia e fisiologia mas que passe a bioestatistica e a medicina preventiva, deva prosseguir para o 2º ano e que o contrário não aconteça. Apesar de todos sabermos que todas as disciplinas são importantes, não me parece que a estatistica e a medicina preventiva sejam as disciplinas nucleares deste 1º ano de medicina. O que preocupa também muitos alunos é o facto de este teste prático de bioestatistica, a realizar dia 16 de Maio às 8.00h, ser de carácter eliminatório. Tem havido uma sobrecarga enorme de avaliações, trabalhos a realizar e a entregar, que tem sido muito dificil acompanhar determinadas disciplinas. E mais uma vez, entre estudar para anatomia, histologia, fisiologia, embriologia, genética, não sobra muito tempo para se estudar estatística. Mas surpresa das surpresas, é saber que esta é, neste momento, conjuntamente com medicina preventiva, as disciplinas mais importantes do 2º semestre.

Espero que não me leve a mal por enviar este e-mail, mas acredito que é positivo estar a transmitir as actuais dificuldades sentidas pela maioria dos alunos. Embora não fazendo parte da comissão de curso, achei que também poderia transmitir esta informação. Não se trata dos alunos procurarem um curso facilitado, mas sim de procurarem uma exigência que vá ao encontro com a realidade a que os alunos estão expostos. Para se ser avaliado julgo que seja necessário que o aluno tenha tido tempo primeiro de se preparar para a avaliação.


Obrigado pela atenção professora Carmo Fonseca,

Ricardo Dias

Anónimo disse...

o prazo para dizermos alguma coisa dos estagios é dia 13 incluido?

Anónimo disse...

colega, é um facto k se não aprovarmos a Bioestatística não podemos passar para o 2º ano, por causa dos 13 créditos.
fico contente por alguém fazer finalmente alguma coisa (também já enviei e-mails à professora Carmo, não sobre este tema, mas sobre outros),
só é pena é termos de o fazer cada um individualmente...
será k não conseguimos k a Comissão represente e defenda os interesses do ANO?
será k a Comissão acha k não estamos todos do mesmo lado?
será k não aprendemos nada com a RGAno?

até k as coisas mudem, sugiro k todos façamos alguma coisa, nem k seja expor a nossa situação num e-mail como o anterior.
cumprimentos ao colega Ricardo

Anónimo disse...

eu concordo com o que estao a dizer acerca da avaliação de bioest ser eliminatória e do pouco tempo que temos p estudar, mas vocês também podiam tentar perceber um bocadinho melhor os membros da comissão...eles têm de estudar o mesmo que nós, e ainda de responder às duvidas de todos os alunos...

Anónimo disse...

So uma coisa, d um comentario ja d algum tempo: a colega Luisa tem razão qd diz q a disciplina de bioestatistica e a de medicina preventiva estavam fundidas nos anos anteriores.Tentei não falar de cor, ok?

Anónimo disse...

Eu ca penso que ha pessoas que não usam a cabeça...
Voces querem que a CC defenda os VOSSOS interesses, mas ja pararam para pensar que nem toda a gente pensa dessa maneira? Já pensaram que talvez so estao a mandar coisas po ar sem fundamento? Tenham mas é calminha e comecem a perceber que vieram pa medicina, não vieram jogar ás cartas nem á praia!

Anónimo disse...

acerca do comentario acima referido, tenho pena que existam pessoas que não percebam que é perfeitamente legitimo tentarmos mudar as coisas... para nosso bem...Basta olharmos para as disciplinas do antigo primeiro ano para percebermos que existiram muitas alterações e que estamos de facto sobrecarregados!...conheço passoas de outras faculdades de medicina, no primeiro ano, que não tem esta avalanche de disciplinas e acabam por ter um horario muito mais livre, o que é essencial para conseguirem ter tempo para estudar.