quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Esclarecimentos-avaliação anatomia/outros assuntos - MTO IMPORTANTE

Caros colegas,
Este e-mail vem no seguimento de vários acontecimentos ao longo destes últimos dias e da percepção que a comissão começa a ter do que vai correndo menos bem.
Podemos começar por fazer referência a um abaixo-assinado de que muitos tiveram conhecimento, que surgiu na passada segunda-feira. Na sua essência requeria o cancelamento da realização da prova oral de anatomia, fundamentando-se no facto de esta apenas ter sido divulgada cerca de duas semanas antes da sua realização, para além de se insurgir pelo carácter eliminatório da mesma. Este mesmo documento chegou às mãos da comissão de curso que, obviamente não podendo deixar de concordar com muitas das suas alíneas, decidiu não subscrevê-lo como um todo, e passa a justificar: a prova oral de anatomia foi desde o início das aulas o método de avaliação prático que o regente dessa mesma fracção do módulo II divulgou e defendeu, acontece que vários assistentes das aulas práticas não a assumiram como obrigatória, tendo cada um decidido e divulgado junto de cada turma o seu método de avaliação que os alunos com toda a razão assumiram como definitivo. A reunião realizada no passado dia 17 de Janeiro entre o regente, Prof. Dr. Gonçalves Ferreira e os assistentes das aulas práticas não teve senão como finalidade esclarecer que o método de avaliação prática não estava ao critério de cada um, mas que estava definido e teria que ser o mais homogéneo possível em todas as turmas. As demais deliberações dessa mesma reunião foram divulgadas num post no blog da comissão de curso no mesmo dia da referida reunião, após posterior reunião de elementos da CC com o regente. Assim, o pedido essencial do referido abaixo-assinado perderia fundamentação.
No que diz respeito ao carácter eliminatório dessa mesma prova, a CC não só não pôde deixar de concordar com a argumentação utilizada como já estava mobilizada para tentar contrariar esta situação, fundamentando-se no facto de que, na nossa perspectiva, um ensino integrado implica avaliação integrada na sua globalidade, e não avaliação teórica integrada e avaliação prática independente, para além de fazer referência ao método de avaliação do mód. II publicado no portal da faculdade, que à data de envio do presente email continua inalterado e diz que a admissão ao exame teórico implica aprovação “(...)na avaliação prática das áres temáticas de Bioquímica e Anatomia, cumulativamente.”
Após nova reunião com o regente da área temática de anatomia na qual ele confirmou que a avaliação prática da mesma seria eliminatória por si só, tendo em conta que nos baseávamos em algo publicado no portal, e que era portanto algo que a priori estaria definido, fizemos chegar o nosso problema e reinvindicação às pessoas competentes e que por nós a apresentaram em reunião do conselho pedagógico realizada no dia 22/01. Quanto a este assunto podemos desde já adiantar que, infelizmente, o carácter eliminatório da avaliação prática de anatomia, tal como de bioquímica foi confirmado. Acontece que o divulgado no site não está correcto e por lapso permaneceu, contudo em reuniões anteriores tinha sido já estipulado que a avaliação não se processaria de tal forma, tendo aquela regra sido alterada (salvo o já referido lapso). No que toca a este assunto, ao contrário do que saiu da reunião de coordenação do primeiro ano em Dezembro e que consequentemente foi divulgado no blog, haverá uma segunda chamada para a prova oral de anatomia, mas alertamos para que atentem ao facto de esta apenas se destinar a alunos que reprovaram na primeira, não se destinando a ausências à mesma ou melhorias de nota.
Seria importante salvaguardar um ponto: Este email não se destina de algum modo a censurar o supra-referido abaixo assinado, vem sim no sentido de alertar para uma necessidade, a necessidade de um ano uno no que toca às suas posições. Alertar para que a existência de várias frentes, opiniões divergentes, não pode ser se não desvantajoso para o ano, visto que nos cria uma fragilidade que será sempre contra-producente.
Confessamos que houve da nossa parte até agora, no que toca a este tipo de assuntos uma certa falta de comunicação, mas só agora, e em diálogo com alunos do nosso ano, nos apercebemos desse facto. Os problemas surgem, tal como este da avaliação, e não são de modo algum esquecidos, e imediatamente nos mobilizamos para que o ano sofra as melhores consequências possíveis, contudo, temo-nos limitado a divulgar factos consumados (com o intuito de não lançar boatos), o que faz crer a todos que estes assuntos ficaram no esquecimento. Não ficaram!
Fomos alertados para a possibilidade e extrema importância da realização de uma Reunião Geral de Ano, bem como para o facto da importância de esta dever já ter sido realizada. É neste ponto que pedimos a vossa compreensão para o facto de que também nós somos alunos do primeiro ano, e tal como vós, tudo aquilo com que somos confrontados, nomeadamente obstáculos, somo-lo pela primeira vez. Não podemos neste ponto fazer mais do que garantir que em situações futuras estaremos alerta, e faremos tudo para que os mesmos erros não sejam cometidos. Como tal, será organizada no início do segundo semestre uma Reunião Geral de Ano, de modo a que todos possam garantir intervenção na resolução dos problemas de raíz, na tentativa de minimizar, qualitativa e quantitativamente problemas que possam surgir de natureza semelhante aos do semestre que agora acaba.
Mais uma vez, porque somos alunos do primeiro ano, como compreendem, apesar de não ter surgido alternativa, houve oportunidade para que quem o desejasse de se poder insurgir contra a constituição da CC; não tendo tal acontecido esta foi eleita por unanimidade. Podemos garantir que os elementos que a integram têm em todos os seus actos as melhores das intenções, e é neste âmbito que pedimos para que não se esqueçam que uma das funções que nos cabe é representar o ano, manifestar as suas vontades e lutar por elas. Sempre que surjam situações desta ou outra natureza lembrem-se que a comissão de curso acaba por ter maior peso junto das entidades/pessoas que nos podem ajudar ou mesmo resolvê-las, visto que os alunos que a representam são vistos como a pessoa colectiva que é o nosso ano. Estamos sempre receptivos às opiniões e manifestações de cada um. Se algum dia a vontade do ano for contra a vontade dos elementos da CC, esta fará certamente jus ao primeiro, porque como já referimos, como comissão, somos o todo, perdendo a relevância o que cada um de nós pensa individualmente.
Neste caso particular a comissão não subscreveu visto ter julgado estar já a agir no cerne da questão, contudo, o que se gerou em torno deste assunto fez-nos ver que a comunicação entre todos pode ser muito melhorada. Não se esqueçam também nunca que nós temos caras e estamos sempre disponíveis para abordar qualquer assunto pessoalmente: o contacto com a CC não implica qualquer tipo de formalidade. Recursos como o blog ou o email existem como acessórios para uma comunicação em tempo real, para uma facilidade de proximidade quando nem sempre é fácil encontrarem-nos na faculdade, tal como os contactos pessoais de cada um, que disponibilizámos e incentivamos para que os usem sempre que necessário.
Do mesmo modo que vo-lo pedimo, manifestamos aqui não só a vontade mas também a garantia de que faremos o melhor de nós para que esta melhoria seja em todos os aspectos recíproca.

Os melhores cumprimentos,
A vossa CC.

6 comentários:

Anónimo disse...

portanto, isto para dizer q a oral sempre vai haver e é eliminatória na mesma, right?. ok!

Anónimo disse...

boas,

precisava de umas infos sobre os exames:

- se formos à 1ª fase e chumbarmos, estamos automaticamente inscritos na 2ª fase?

- se formos só à 2ª fase temos de nos inscrever?

- se formos à 2ª fase e chumbarmos, podemos ir em setembro? ou a época de setembro é só para quem chumbar na 1ª fase?

se alguém souber pf.. :s

Anónimo disse...

acho q estamos todos a espera desses esclarecimentos dos exames. A 3 semanas dos exames e ainda ng sabe nada ... é incrivel!

Anónimo disse...

Tipo...k historia é essa da prova de bioquimica tb ser eliminatoria??

webmaster CC FML disse...

- Quanto à oral, como já se sabe e não foi possivel alterar, é eliminatória, havendo uma segunda oral apenas para quem reprove na primeira (como é referido no post).

- Relativamente a Bioquímica o carácter eliminatório de que se fala é da parte prática, ou seja, engloba a avaliação das aulas práticas e teórico-práticas, incluindo-se nesta última o teste a ser realizado no dia 8 de Fevereiro (este teste não é por si só eliminatório).

A CC*

Anónimo disse...

Ahhh...ufaaa...já tava a ver a minha vida a andar pra tráz!! XD

Obrigado por tudo CC, tão a fazer um excelente trabalho!!
****´sS