sexta-feira, 9 de novembro de 2007

MUITO IMPORTANTE- assuntos vários

Caros colegas!
Primeiro que tudo (e o principal motivo que levou à postagem)...
Dois elementos da comissão de curso reuniram hoje com a Provedoria do Estudante da nossa AE e com a Comissão de Acompanhamento de Bolonha...(destinadas a orientar os alunos na resolução dos seus problemas, a ouvir-nos e sempre receptivos a novas ideias e sugestões). Assim, a hipótese dos exames que integram o módulo II serem independentes está completamente posta de lado, o exame terá necessariamente que ser integrado. Contudo, a estrutura do exame não está definida...
Como sabemos é urgente marcar datas de exames, saber critérios de avaliação, etc...
É imperativo que nos movimentemos para conseguir algo!
Por isso, apelamos a todos para que postem!Que postem sobre tudo... que postem sobre as aulas, sobre assuntos mais práticos, que sugiram, que critiquem... Assuntos do estilo:"sugestões para melhorar o funcionamento da reprografia" também nos interessam...
Mas por agora, e com muita urgência pedimos para que falem acerca dos obstáculos que têm sentido com Bolonha... que informação sentem que falta?E acima de tudo... SUGIRAM!Sugiram resoluções para os entraves que encontram, sugiram sobre o que não está ainda definido, como a estrutura dos exames!E CRITIQUEM!Mandei posts, emails, entreguem-nos algo pessoalmente, rascunhem no guardanapo do bar e dêem-nos... =)
Tudo o que nos enviarem sobre este assunto até à próxima quarta-feira, dia 14 de Novembro, chegará às mãos que nos podem fazer ouvir, visto que haverá uma reunião da já referida Comissão de Acompanhamento de Bolonha!
Tudo o mais disponham sempre!
E por favor não ignorem! =)

Outros assuntos:
- Ainda só foram distribuídos cerca de 150 DVDs do 1º ano, quem quiser venha ter connosco!
- Cacifos: estamos em busca de informação...
- Critérios de avaliação de bioquímica não foram esquecidos, assim que estejamos esclarecidos publicamos;
- Publicaremos a conversão das páginas para estudar do Cooper 4ªedição em inglês para as da 2ªedição brasileira... desculpem ainda não o termos feito... sê-lo-á o mais rapidamente possível.


Cumprimentos, bom fim-de-semana e bom estudo!
**** A CC!!

6 comentários:

Anónimo disse...

é aqui que postamos qualquer coisa???

Então aqui vai:

Eu acho que as aulas, de um modo geral, estão até a correr bem... O problema é mesmo a parte da avaliação e dos exames... que tem permanecido na penumbra...



aqui vai sugestões de perguntas para colocarem lá:



Exigimos uma explicação promenorizada sobre como é que é intenção que sejam feitos os exames para nos podermos interpor depois de modo consciente.



Falem na época de Setembro... (com o processo de bolonha esta época é uma das grandes percas...)



gostava de saber como é que é se uma pessoa, por exemplo, no exame do módulo II se acerta em tudo de bioquimica e falha nas outras cadeiras e tem nega, se isso é chumbar a tudo e se na época de recurso se tem que fazer tudo de novo?



Já que são menos exames, como é que vai ser a época de exames? esperemos que haja um bom intrevalo entre os exames... é que para exame de Módulo II vai vir a matéria toda de bioquimica, fisiologia e anatomia...


Juntem mais!
abraços
David Moreira

Anónimo disse...

Caros colegas penso que apesar de estar tudo a correr relativamente bem a época de exames terá que ser repensada. 3 semanas para 2 épocas, ou seja 8 exames, é muito apertado, ainda mais tendo em conta a quantidade de matéria do Módulo II. Penso que isto terá de ser alterado, se não for este ano, para o ano, senão os resultados não vão ser os melhores.

Anónimo disse...

A meu ver, apesar de as aulas estarem a correr relativamente bem, o conceito de exame integrado não passa de uma completa estupidez.

Quero saber como é que os alunos que têm equivalencia (com creditação parcial) vão fazer os exames. São obrigados a fazer o exame todo quando tiveram parte de equivalência? Terá isso alguma lógica? É que nesse caso, não faz muito sentido pedir equivalência, se temos de fazer o exame todo.

O exame deveria ser partido, ou então espero que deixem quem tem equivalência fazer as partes que lhe competem.

Outra coisa é que o facto de o exame ser integrado, vai prejudicar-nos a nível de notas.
Eu posso gostar muito de imagine-se, fisiologia e anatomia, e odiar bioquimica, que num exame integrado, mais parece que sou uma nódoa no módulo II.

Outra coisa que se deveria repensar é a utilizade das aulas TP de bioquimica. Não sei se decorre de igual forma em todas as turmas, mas na minha turma aquilo é uma total perda de tempo, onde nos é sugerido que procuremos tudo na wikipédia.

Não me parece que seja para isso que pago 900 euros de propinas anuais.

Anónimo disse...

Acho que era bom precionar no sentido:
1-exame do moduloII.I seja todo em escolha mutlipa

2-exame do moduloII.I esteja dividido em partes , em que cada uma das partes corresponda a uma disciplina.

Para já não me lembro de mais nehuma sugestão importante...

Anónimo disse...

Eu acho que bioquimica não devia estar integrada no exame de módulo II. Que raio tem bioquimica a ver com anatomia? Compreendo que se integre fisiologia com anatomia, mas...bioquimica? bem.... esse exame vai ser para provocar depressões em massa não? Ah e sim, também concordo com a opinião do colega que disse que as TP de bioquimica não servem para nada. è que não servem mesmo. Nas minhas TP a prof simplesmente diz que não está ali para ensinar teoria e que temos de ir procurar ao Devlin :S Será mal de bioquimica? è que nas TP de BMC aprendo imenso e a prof é muito prestável e ensina toda a teoria antes de fazermos os exercícios propostos. Se este é o conceito de integração e de autoaprendizagem, mais valia ficarmos em casa a estudar e davam-nos o canudo no final de seis anos de estudo em casa n? (pelo menos em relação a bioquimica)

Anónimo disse...

Eu gostaria de ser informada se no caso de chumbarmos ao exame de um modulo se podemos ou não passar par a o mesmo modulo no segundo semestre!Sinceramente estou a ficar bastante preocupada, é que se esta informação for correcta,se chumbarmos ao moduloII não podemos passar pr o modulo II do segundo semestre!!!Acho isto extremamente injusto.Estou revoltada com este método de avaliação, espero que alguma coisa mude porque se isto continuar tal como dizem vai ser quase impossível passar a certas cadeiras (ou pelo menos muito dificil).
Cumprimentos académicos
Inês Esteves